Polícia

Encontrado corpo de velejador que desapareceu no rio Amazonas

Empresário de 38 anos velejava de kitesurf quando desapareceu ao manobrar para o trapiche Eliezer Levy.


Foi encontrado por volta de 14h desta segunda-feira (3) o corpo do empresário Alexandre Souza, de 38 anos, que desapareceu no rio Amazonas na tarde de domingo (2) enquanto velejava de kitesurf na orla da Macapá.

O corpo foi encontrado por ribeirinhos que passavam em uma pequena embarcação. O cadáver estava na mesma região onde supostamente o kitesurfista desapareceu na tarde de domingo. Umas das linhas da pipa (kite) estava quebrada.

“O corpo estava na mesma região em que ele desapareceu. Desde o momento em que recebemos o chamado as buscas foram iniciadas. Na manhã desta segunda-feira nós recebemos apoio aéreo do GTA e até mesmo de um grupo de amigos do empresário que estavam em motos aquáticas. Ocupantes de uma embarcação que passava pela orla de Macapá se depararam com o corpo boiando e acionaram as equipes de resgate. Identificamos inicialmente que ele estava sem colete salva-vidas. Agora as causas desse acidente fatal deverão ser apuradas”, disse o capitão Leandro Thomaz, do Corpo de Bombeiros.

 

O corpo foi levado até a orla do bairro Cidade Nova, onde fica a sede da Associação de Velejadores do Amapá (Avap), onde também foi montada uma base de apoio durante as buscas. Familiares e amigos acompanharam emocionados a chegada do corpo que foi removido até a Polícia Técnico-Científica (Politec) para ser necropsiado.

O caso
Segundo o vice-presidente da Associação de Velejadores do Amapá (Avap), Eliton Chaves Franco, Alexandre desapareceu por volta de 16h40. “Eu, o Alexandre e o Chumbinho saímos do Canal do Jandiá para um treino. Seguimos por aproximadamente 2 quilômetros rio à dentro e no retorno o Alexandre traçou coordenadas para o trapiche Eliezer Levy. O Chumbinho me acompanhou novamente para o Jandiá. Imaginávamos que nosso amigo tivesse chegado tranquilo e que estivesse com outro grupo no trapiche. Porém, por volta de 18h o equipamento dele foi encontrado na orla. Uma das linhas da pipa (kite) estava quebrada”, disse Eliton Franco em entrevista ao programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM).

 

Segundo ainda o vice-presidente, a maré estava na enchente e o rio agitado com fortes correntezas. “A maré estava enchendo fazia uns 40 minutos. De verdade não sabemos o que pode ter ocorrido. O kite dele era novinho e na verdade ele estava estreando o equipamento. Além disso, o Alexandre era muito experiente e domina técnicas de salvamento em situações adversas. Outra coisa, pelo GPS ele teria desaparecido a uma distância de aproximadamente mil metros da margem”, relatou.

 


Alexandre Souza era casado, pai de dois filhos e fundador da associação. Ele praticava oi esporte há cerca de dez anos.

 

Reportagem: Elden Carlos, Rodrigo Silva e Jair Zemberg
Fotos: Jair Zemberg


Deixe seu comentário


Publicidade