Polícia

Faccionado é preso após fazer namorada refém; ele confessou já ter executado 19 pessoas

Ruan ‘Vadão’, de 26 anos, é investigado por ter dado apoio logístico e abrigado parte dos 13 presos que escaparam do Iapen no dia 30 de abril deste ano. Ele confessou ter matado 19 rivais.


O faccionado Ruan Santos Gama, de 26 anos, o ‘Vadão’, foi preso na manhã deste sábado (30) após manter refém por cerca de duas horas a própria namorada, durante uma operação conjunta da Divisão de Combate ao Crime Organizado e Divisão de Capturas, ambas da Polícia Civil.

Segundo o delegado Stéfano Santos, por volta de 6h da manhã os policiais civis saíram às ruas do município de Santana, distante 17 quilômetros da capital, para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão nas residências de pessoas investigadas por dar apoio logístico na fuga de 13 detentos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), ocorrida no dia 30 de abril deste ano.

“Esse elemento, inclusive, é um dos investigados por dar apoio logístico e abrigar parte dos foragidos após a fuga do sistema prisional. O localizamos na casa da namorada, na Avenida 12 do bairro Provedor II. Assim que ele percebeu a chegada, tomou a jovem como refém”, disse o delegado.

De imediato o agente Paschoal, da Divisão de Capturas, iniciou as negociações com o criminoso. Após duas horas ele libertou a garota e se rendeu. Com o criminoso a polícia apreendeu uma pistola calibre 380 carregada com 15 munições.

 

“É uma arma nova e vamos checar a origem. Ele se mostrou bastante agressivo durante a negociação, mas conseguimos êxito na libertação da vítima e sua prisão. Agora, além do inquérito em que ele é investigado por dar apoio logístico na fuga, responderá por novos crimes”, complementou.

 

Confissão

 

Ao ser preso, Ruan ‘Vadão’ peitou os policiais e declarou, abertamente, que integra uma facção criminosa e que tem função de ‘executor’ no grupo criminoso, ou seja, na eliminação de rivais que integram outras organizações.

“Ele próprio declarou durante a prisão que já lembra ter executado pelo menos 19 rivais. Essa declaração será devidamente apurada para checar a veracidade e fazer ligação com várias mortes com características de execução que ocorreram no município de Santana”, concluiu Stéfano.

 

Vadão foi encaminhado inicialmente para a sede da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Santana. A arma apreendida com o faccionado será periciada.

Reportagem e fotos: Jair Zemberg


Deixe seu comentário


Publicidade