Polícia

Filho é condenado a 8 anos de prisão por homicídio; mãe foi absolvida

Conselho de Sentença condenou Willian Maia por homicídio privilegiado, reconhecendo que ele matou um homem que agredia sua mãe. Caso ocorreu em 2008, no bairro Buritizal.


O juiz Luiz Nazareno Hausseler, da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Macapá, condenou a 8 anos de prisão, em regime semiaberto, o réu William da Silva Maia, de 32 anos, que foi considerado pelo Conselho de Sentença pelo assassinato de Geanderson dos Santos Cordeiro, o ‘Pompeu’, morto a tiros na madrugada do dia 24 de outubro de 2008 na Avenida dos Guaranis, bairro Buritizal, zona sul de Macapá.

A mãe de Willian, Benedita Araújo da Silva, de 48 anos, foi absolvida da acusação. Em 28 de setembro de 2012, mãe e filho sofreram a primeira condenação, sendo que Willian foi sentenciado a cumprir pena de 12 anos de prisão e sua mãe a 8 anos de cadeia.

A defesa recorreu e um novo júri foi marcado. Em novo julgamento, o Conselho de Sentença acolheu a tese de legítima defesa apresentada pela mulher, mas considerou a acusação de que Willian matou o desafeto por meio que impossibilitou sua defesa. O crime foi classificado como homicídio privilegiado, já que o condenado matou Pompeu para defender a mãe. O regime de cumprimento da pena será inicialmente semiaberto.

O crime

Segundo os autos do processo, na madrugada de 24 de outubro de 2008, Pompeu estaria cobrando ‘pedágio’ em uma área de ponte. Benedita teria sido abordada por ele e correu, sendo perseguida. Willian, que estava em casa dormindo, acordou com os gritos da mãe e se armou com um arpão.

Ele atingiu Pompeu no braço e rosto. O homem fugiu, mas Willian se armou com um revólver e decidiu matar o desafeto que já estava sentado em frente a uma residência.


Deixe seu comentário


Publicidade