Polícia

Gaeco e forças de segurança deflagram megaoperação contra facções no Amapá

Estão sendo cumpridos 28 mandados de prisão preventiva e 37 de busca e apreensão nos municípios de Macapá, Santana e Porto Grande. 10 ordens judiciais são cumpridas no Iapen


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Amapá, coordena uma megaoperação na manhã desta quinta-feira (15) para cumprir 28 mandados de prisão preventiva e 37 mandados de busca e apreensão contra integrantes de facções criminosas que atuam dentro e fora do presídio estadual.

Os alvos estão sendo encaminhados à sede do Complexo Cidadão Zona Sul, Promotorias de Justiça, que serve como base da operação. A companhia de Choque do Batalhão de Operações Especiais (Bope) cumpre dez mandados de prisão preventiva e busca e apreensão em alas do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

A operação ocorre de forma simultânea em Macapá, Santana, e Porto Grande. Em Santana, distante 17 quilômetros da capital, um homem acabou alvejado durante uma das abordagens. A assessoria do Ministério Público do Amapá informou que uma coletiva deverá ser marcada para detalhar o caso.

Segundo a assessoria de comunicação do MP-AP, no Amapá, a operação, que também tem foco no combate ao tráfico de drogas, é contra a organização criminosa “Família Terror do Amapá (FTA)”. Participam da ofensiva o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Força Tática (BFT), Polícia Civil e Núcleo de Inteligência do Ministério Público do Amapá (NIMP).

Nacional

No total, nove Gaecos do Ministério Público brasileiro deflagram operações contra integrantes de organizações criminosas em todo o país.

O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) – colegiado que reúne os Gaecos de todos os estados brasileiros – é o articulador da ofensiva contra o crime organizado. Além do Amapá, operação é realizada nos estados de Alagoas, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro,  Pernambuco, Bahia, Ceará, Acre, Amazonas e Amapá.

Reportagem: Elden Carlos/Olívio Fernandes/ Rodrigo Silva/Jair Zemberg

Imagens: Rodrigo Silva


Deixe seu comentário


Publicidade