Polícia

Governo denunciou à CGU e PF irregularidades no Lacen

Após ser descoberta, servidora foi exonerada, denunciada e investigada.


Diário obteve acesso, com exclusividade, a documentos que revelam que a ex-chefe da divisão administrativa e financeira do Laboratório Central de Saúde do Amapá (Lacen/AP), Kelisangela Melo da Silva, presa temporariamente nesta terça-feira (29) durante a operação ‘Diagnosis’, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nos estados do Amapá e Pará, era a operadora do esquema criminoso que desviou mais de R$ 1 milhão do Lacen entre os meses de março e setembro de 2016.

 

Nahon de Sá Galeno, então diretor-presidente do laboratório, teria descoberto que empresas sem nenhum vínculo contratual com o Lacen, haviam recebido valores transferidos pela servidora. Após isso, Galeno teria comunicado o governador que exonerou a chefe da divisão para que uma investigação administrativa fosse realizada.

 

Em 22 de setembro de 2016, Kelisangela foi exonerada do cargo por meio do Decreto 3383/16. No dia 20 de outubro daquele mesmo ano, Nahon Galeno encaminhou ao chefe da Controladoria Geral da União (CGU), no Amapá, Rômel Oscar Tebas, o ofício nº 782/2016 com cópias digitalizadas dos processos que autorizaram os pagamentos. Após o tramite administrativo, em 4 de novembro de 2016, o diretor-presidente encaminhou as cópias dos documentos digitalizados ao delegado Igor Barros, superintende da Polícia Federal no Amapá, para embasar a denúncia que já havia sido feita no dia 17 de outubro daquele mesmo ano. A partir disso, as investigações foram iniciadas.

Referências, como uma forma de “porcentagem” pelo desvio, de acordo com nota encaminhada pela PF.

 

O resultado da investigação policial será encaminhado a Controladoria Geral do Estado do Amapá para providências de cunho administrativo. Os investigados irão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. Se condenados, poderão cumprir pena de até 25 anos de prisão.

 

Reportagem:
Elden Carlos/Costa filho/ Rodrigo Silva
Fotos: Joelson Palheta e divulgação PF


Deixe seu comentário


Publicidade