Polícia

Homem é condenado a 14 anos de prisão por assassinato no Bailique

Crime ocorreu em 2015. Edil Ribeiro matou com uma facada no pescoço Daniel Amanajás. Ambos tinham uma rixa, segundo as investigações.


O juiz Luiz Nazareno Hausseler, da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Macapá, condenou a 14 anos de prisão o réu Edil Ribeiro das Neves, de 24 anos, pelo assassinato de Daniel Amanajás Rocha, morto aos 21 anos de idade em julho de 2015 no Centro Comunitário da Vila Progresso, no distrito do Bailique.

A sentença foi proferida na tarde de sexta-feira (25) durante o julgamento em que o Conselho de Sentença conheceu da culpabilidade do réu. A defesa do condenado recorreu da decisão, mas o magistrado negou o pedido para que Edil aguardasse em liberdade.


Segundo a denúncia, Edil tinha uma rixa com a vítima. Na madrugada de 19 de julho de 2015, ocorria uma festa denominada Bailique Verão. Já teria ocorrido uma ordem para o término do evento, mas ela teria sido desobedecida pelos organizadores do evento.

Pro volta de 3h, houve um problema no grupo gerador, ocasionando a suspensão da energia elétrica. De acordo com denúncia do Ministério Público, Edil – armado com uma faca – aproveitou a escuridão para se aproximar pelas costas da vítima, desferindo um único golpe na altura do pescoço.

A faca ficou cravada na garganta, provocando a morte da vítima. Edil fugiu, mas foi preso posteriormente. Ele acabou transferido para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), de onde acabou fugindo.


No dia 8 de agosto de 2016, o elemento acabou recapturado no bairro Cidade Nova, zona leste de Macapá, durante uma ação comandada pelo sargento Jorge Sá, do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM).

Após ler a sentença e negar o pedido de liberdade, o juiz determinou a imediata transferência do condenado para início da pena na cadeia pública. Após passar por exame de corpo delito na Politec, Edil regressou ao Iapen.

Reportagem e fotos: Jair Zemberg


Deixe seu comentário


Publicidade