Polícia

Juíza decreta prisão preventiva do homem que assassinou a ex-companheira em Santana

Ernandes Mendes teve a prisão em flagrante convertida em preventiva durante audiência de custódia.


A juíza Luciana Barros de Camargo, do Núcleo de Garantias da Comarca de Santana, converteu em preventiva a prisão em flagrante do mecânico Ernandes Mendes da Silva, de 38 anos, que na tarde de segunda-feira (21) atacou com vários golpes de faca sua ex-companheira, Terezinha de Jesus Souza da Silva, de 39 anos.

A mulher foi socorrida e encaminhada ao Hospital de Santana, mas por volta de 9h da manhã desta terça-feira (22) ela morreu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A morte de Terezinha ocorreu momentos antes de o algoz entrar na audiência de custódia, fato comunicado de imediato à magistrada.
A juíza justificou em seu despacho que: “No caso em apreço, entendo que é necessária a manutenção da prisão do agente, eis que o crime a ele imputado trata-se, em concreto, de conduta gravemente sancionada, praticado com violência à pessoa, no caso um homicídio, que no início fora tentado, mas por volta das 9h30h fora este Juízo informado da morte da vítima”, destaca a magistrada.
Luciana Barros atenta para o fato do grau de periculosidade do preso. “Observe-se que através do laudo de exame de corpo de delito há multiplicidade de lesões, bem como a descrição nele contido demonstram a periculosidade em concreto do réu e a sua agressividade, sendo que o relato existente no IP demonstra que, por diversas vezes, ocorreu a tentativa por terceiros de dissuadir o custodiado e não obtiveram êxito. Note que o próprio custodiado, em seu interrogatório, informa que é ‘impetuoso e descontrolado’ e quando (o sangue subiu) não há pessoa capaz de pará-lo, o que demonstram a sua agressividade e periculosidade social sendo que inclusive no ato agrediu ainda sua enteada, que pelos relatos existentes também corre risco de morte no caso da sua colocação em liberdade, o que tornaria inservível qualquer medida cautelar diversa da prisão.”
Ao término, a juíza santanense converte a prisão. “Portanto, na esteira da manifestação do Ministério Público, a fim de assegurar a aplicação da lei penal ‘converto’ a prisão em flagrante em prisão preventiva. Expeça-se mandado de prisão. Presentes intimados. Partes dispensadas da assinatura neste termo em cumprimento ao art. 24 da Resolução nº 1074/2016-TJAP”, concluiu.
Ernandes Mendes foi encaminhado inicialmente à Polícia Técnico-Científica (Politec) para exame de corpo delito antes de ser transferido para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).
Reportagem: Elden Carlos


Deixe seu comentário


Publicidade