Polícia

Líderes do PCC no Amapá serão transferidos

O delegado Celso Pacheco, coordenador geral da operação de combate ao crime organizado no Amapá



O delegado Celso Pacheco, coordenador geral da operação de combate ao crime organizado no Amapá, afirmou durante entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, 21, que os principais líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital), que dominam o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) já foram identificados.

“Já temos a identificação dos principais líderes dessa facção que atuam em nível local. Já pedimos a transferência de quatro deles para presídios federais de segurança máxima. Existe uma hierarquia e até estatuto que é seguido à risca pelos integrantes dessa facção. De dentro da cadeia eles comandavam assaltos, tráfico de drogas e até mesmo assassinatos. É uma rede que tenta se fixar aqui, mas que vamos combater veementemente para impedir”, asseverou o delegado Celso, que está à frente das investigações através da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DECCP).

O delegado citou como exemplo de atuação do PCC no Amapá, o caso envolvendo o empresário Satoro Kubota, 42 anos, que teve a casa invadida no início do mês de dezembro no bairro Goiabal. A vítima foi torturada e ameaçada de morte por quase cinco horas.

Cinco homens participaram do assalto. Eles fugiram para o bairro Congós, zona Sul de Macapá, onde foram cercados pelo Bope. A quadrilha estava fortemente armada. Houve troca de tiros com os policiais e os cinco suspeitos acabaram mortos na ação.

“Descobrimos que as armas usadas nesse caso eram do PCC. A facção patrocina assaltos e aluga armas. Diferente de outras regiões onde o tráfico de drogas é o que fomenta as células, aqui são os assaltos que bancam os criminosos. Se observar, os crimes ocorridos nos dois últimos anos envolvem somas vultosas. Outro exemplo é o assalto aos Correios de Ferreira Gomes, o assalto ao Bradesco de Porto Grande, dentre outras grandes ações”, recordou.


Deixe seu comentário


Publicidade