Polícia

Marinha apreende segundo barco venezuelano praticando pesca ilegal no litoral do Amapá

Os 14 tripulantes venezuelanos foram detidos e chegaram nesta sexta-feira (16) no porto da Capitania dos Portos, em Santana (AP), e estão sob custódia da Polícia Federal (PF).


Elden Carlos
Editor-chefe

 

Uma embarcação pesqueira, de bandeira venezuelana, com 14 tripulantes a bordo, foi interceptada pelo navio patrulha Guanabara, do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, praticando pesca ilegal em águas no litoral do Amapá.

A embarcação foi identificada durante uma patrulha naval coordenada pelo comando do 4º Distrito Naval, em Belém (PA), e o Centro Integrado de Segurança Marítima, no Rio de Janeiro (RJ), e contou com apoio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). A interceptação ocorreu na terça-feira (13), mas a divulgação do caso ocorreu nesta sexta-feira (16), quando o barco chegou à Capitania dos Portos, em Santana (AP).

Segundo a Marinha, a embarcação não tinha autorização para pesca em águas internacionais. Além disso, foram encontrados cerca de 600 quilos de pescado das espécies Mero e Pargo, sendo que esse último tem a pesca proibida, por portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), desde 2002.

Os tripulantes foram recebidos no Porto de Santana por agentes da Polícia Federal (PF) que manterá a custódia deles até as tratativas entre os governos brasileiro e venezuelano para uma possível deportação.

No dia 18 de março outra embarcação, também de bandeira venezuelana, foi apreendida na mesma região. Naquela ação foram apreendidas mais de 4 toneladas de pescado da espécie Pargo sem licença para atividade de pesca. Na interceptação de março, 15 tripulantes apreendidos ficaram sob tutela da Polícia Federal. O pescado foi doado pelo Ibama para o programa Mesa Brasil, do Sesc Amapá.

Imagens: Divulgação/Marinha


Deixe seu comentário


Publicidade