Polícia

Mentor do assalto que culminou com morte de policial civil é morto em confronto com o Bope

Conhecido como “Binho”, criminoso foi localizado graças ao serviço de Inteligência da Polícia Civil. Os outros quatro acusados permanecem presos.


O quinto acusado de participar da tentativa de assalto a um estabelecimento comercial no bairro Novo Buritizal que culminou com a morte do policial civil Asplênio Costa Ribeiro, de 51 anos, na última terça-feira, foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (20) durante confronto com uma equipe da Rotam, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar.
De acordo com informações oficiais da PM, várias equipes do Bope faziam uma barreira nas proximidades do Sambódromo, quando os policiais receberam uma denúncia anônima, por telefone, informando que um dos autores do homicídio encontrava-se no Residencial São José, no bairro Buritizal (Zona Sul de Macapá). De acordo com o comandante do Bope, coronel Paulo Matias, o serviço de Inteligência já estava chegando essa informação desde a noite anterior.

O coronel detalhou para a reportagem do Diário do Amapá a dinâmica do cerco policial: “Nós tivemos apoio da coordenadoria Inteligência e Operações da Sejusp (secretaria de segurança pública), que nos repassou as primeiras informações de que esse indivíduo, vulgo Binho estaria em um dos apartamentos do São José, e em seguida uma denúncia anônima dava conta de que ele estaria naquele momento no Conjunto. Uma equipe nossa que estava na Operação Tiradentes foi ao local e ao chegar um cidadão correu para um dos apartamentos e de dentro efetuou vários disparos com arma de fogo. Obviamente para salvaguardar a integridade física dos moradores e deles próprios houve o revide, acabando por atingir o infrator. Os policiais pediram socorro de urgência do SAMU, que ao chegar constatou o óbito”.
Ainda de acordo com o comandante do Bope, o acusado possuía uma extensão ficha criminal não apenas no Amapá, como também nos estado do Pará e Amazonas: “É importante destacar que com esse indivíduo foi apreendida uma pistola calibre .380 e no interior do apartamento onde ele estava homiziado foi localizado um colete balístico que ele usava nas suas ações criminosas. Para conhecimento da sociedade, ele tinha várias passagens por roubos e furtos nos estados do Pará e do Amazonas, inclusive em Manaus, recentemente, ele praticou um roubo em uma farmácia, causando prejuízos de mais de R$ 200 mil em dinheiro e objetos; ele também aterrorizava sociedade amazonense com roubos a ônibus e aqui no Amapá não era diferente, já tendo praticado vários roubos e também atuava no tráfico de drogas. Nessa ultima ocorrência que culminou com a morte do policial civil Asplínio, os quatro presos apontam o Binho como o principal mentor e articulador daquela ação criminosa. Tratava-se de uma pessoa altamente perigosa para a sociedade”.
O corpo da acusado, identificado como Alexsandro Lobato Leão, foi removido ao Instituto Médico-Legal da Polícia Técnica-Científica (Politec) e a arma, juntamente com o colete balístico levados Para o Ciosp do Pacoval.

Reportagem e fotos: Jair Zemberg


Deixe seu comentário


Publicidade