Polícia

Operação Hidra de Lerna reprime facção criminosa no Iapen

Operação ocorre de forma conjunta entre PF, Sejusp, Bope, e GTP. Iapen é o principal alvo da operação.


Elden Carlos

Editor

 

A Polícia Federal (PF) deflagra na manhã desta sexta-feira (25) a Operação ‘Hidra de Lerna’, que busca desarticular uma facção criminosa de alcance nacional, que atua fortemente na prática de tráfico de drogas e armas, assaltos a estabelecimentos comerciais e outros crimes no estado do Amapá.

A operação ocorre de forma integrada com a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Grupo Tático Prisional (GTP). Cerca de 100 policiais federais, militares e agentes penitenciários, cumprem 11 mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão no instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e em residências dos investigados nos municípios de Macapá e Amapá, distante 302 quilômetros da capital.

Segundo a PF, a ação é um desdobramento da Operação Distúrbio, deflagrada em setembro de 2018, que identificou estreitas ligações dos investigados com líderes da facção em outros Estados.

Com o decorrer da investigação, foi identificada, após a transferência do ex-líder para o presídio federal, a mudança no controle da facção no estado para outros dois detentos. Uma das medidas concedidas pela Justiça Estadual foi a transferência desses dois detentos do Iapen para um presídio federal.

Alguns mandados estão sendo cumpridos na penitenciária estadual, de onde as lideranças regionais planejavam e controlavam a execução dos crimes.

Os investigados responderão, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de tráfico de drogas e integrar organização criminosa. Se condenados, as penas somadas podem chegar a 23 anos de reclusão.

Imagens: Divulgação


Deixe seu comentário


Publicidade