Polícia

PF deflagra operação para investigar sumiço de processos no Ipem Amapá

Segundo a PF, 22 processos de multas aplicadas à uma empresa do ramo de combustíveis desapareceram. O valos somado das multas era superior aos R$ 500 mil.


A Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (09) durante a Operação Medida por Medida, deflagrada na capital, Macapá, e que busca desarticular uma organização criminosa que atuava na ocultação ou supressão de processos destinados à aplicação de penalidades pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amapá (Ipem/AP).

Os alvos da operação foram residências e escritório de advocacia. Durante as buscas, dois homens foram presos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munições e conduzidos à Superintendência da Polícia Federal para lavratura da prisão em flagrante. As armas e munições foram apreendidas.

As investigações, iniciadas através de denúncia, apontaram para o desaparecimento, ocorrido no ano de 2015, de processos de multas aplicadas por descumprimento de normais legais à empresa comercial varejista de combustíveis automotivos. Apurou-se que os investigados, de forma deliberada, negociavam os processos suprimidos, tendo cada participante da organização papel fundamental no esquema criminoso.

No total, desapareceram 22 processos de multas aplicadas pelo Ipem à empresa investigada, cuja soma dos valores das penalidades ultrapassa R$ 500 mil. Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de organização criminosa e contra a fé pública. Se condenados, poderão cumprir pena de até 14 anos de reclusão.


Deixe seu comentário


Publicidade