Polícia

Operação Papai Noel: Governo do Amapá lança plano de segurança ostensiva para fim de ano

Mais de 5 mil militares irão atuar na capital e demais municípios, garantindo segurança à população durante a época de movimentação eleitoral e aquecimento do comércio.


Nesta quarta-feira, 2, o Governo do Estado do Amapá anunciou a Operação Papai Noel, que reúne órgãos de segurança pública para execução de estratégias específicas. A iniciativa tem o objetivo de garantir conforto e segurança na capital e nos demais municípios durante o mês de dezembro e até o início de 2021.

Com a proximidade do período das eleições, o lançamento do plano de incentivo econômico e a injeção de milhões de reais na economia amapaense, a movimentação tende a aumentar em pontos específicos das cidades e, principalmente, no comércio, com o aquecimento da economia. Por isso, são 3.920 policiais militares que estarão atuando efetivamente durante todo o período da operação, com 56 viaturas dando suporte para todos os municípios.

“Precisamos redobrar os cuidados neste mês por conta do alto número de pessoas que vão circular no centro e também durante as eleições”, afirmou o governador do Estado do Amapá, Waldez Góes.

Serão 140 policiais atuando diariamente nas áreas de comércio de Macapá e Santana. Nos demais municípios do estado serão 45 militares atuando diariamente, sendo o total de 1.260 no período.

Em logística, serão 26 viaturas e um ônibus de monitoramento para atuação na capital e em Santana. Já na cobertura aos demais municípios, serão 30 viaturas.

“Todas as situações que aconteceram neste ano, fazem com que a Segurança Pública tenha mais foco ainda, ainda mais planejamento, mais união e mais integração”, ressaltou o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Carlos Souza.

A Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, o Grupamento Tático Aéreo e a Guarda Civil Municipal estão também em colaboração na execução da estratégia ostensiva.

 

Atuação dos batalhões

A Polícia Militar do Amapá organizou a divisão dos batalhões para que a cobertura de todos os pontos seja constante e ostensiva.

“A Polícia Militar já tem expertise nessa área, pois todos os anos realizamos essa operação. A mudança da data das eleições junto ao plano econômico demandam uma estratégia de atenção redobrada, com apoio das demais corporações de Segurança Pública”, disse o comandante-geral da Policia Militar, Paulo Mathias.

Em Macapá, na zona central e oeste, a atuação será do 6° BPM, Bptran, Força Tática, Bope e videomonitoramento. Na zona sul da capital, serão o 1° BPM e o Bope. Na zona norte, o 2° BPM e a Força Tática. Já na zona rural, a atuação será do 13° BPM, assim como na área urbana de Mazagão, Itaubal do Piririm e Cutias do Araguari.

Em Santana, a área urbana ficará com a ostensividade do 4° BPM, Batalhão Ambiental e do Batalhão Rodoviário Estadual.

O 7° BPM atuará nas cidades de Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho e Amapá. Em Pracuúba será o 3° BPM.

O 12° BPM vai atuar na região Norte do estado, nos municípios de Oiapoque e Calçoene. Na região sul do Amapá, a atuação será do 11° BPM, nos municípios de Laranjal e Vitória do Jari.


Deixe seu comentário


Publicidade