Polícia

‘Operação Vetus’ combate crimes contra idosos no Amapá

Danilo Cavalcanti, de 35 anos, foi preso preventivamente por tentativa de homicídio. Ele é acusado de atacar a pauladas um idoso, de 70 anos.


Elden Carlos
Editor-chefe

 

Um homem identificado como Danilo Cavalcanti Cardoso, de 35 anos, foi preso preventivamente na manhã desta sexta-feira (04) durante a Operação Vetus, deflagrada pela 5ª Delegacia de Polícia Civil (5ª DP), do bairro Araxá. A operação ocorre em nível nacional e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Danilo é acusado de agredir a pauladas um idoso (com mais de 70 anos). A tentativa de homicídio ocorreu durante um almoço de confraternização. Segundo o delegado Neuton Gomes, que coordena a operação no Amapá, o objetivo é combater crimes de violência contra as pessoas idosas (com 60 anos ou mais), nos 26 estados da federação e no Distrito Federal.

A operação integrada, que teve início no dia 01 de outubro (Dia Internacional do Idoso), foi deflagrada em razão do aumento de denúncias de abuso contra pessoas idosas registradas durante o período da pandemia, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos do governo Federal.

“Desde então a Polícia Civil do Amapá já apurou mais de 150 denúncias de violência contra idosos. Essas denúncias culminaram com a instauração de 48 procedimentos investigativos, dentre Inquéritos Policiais e Termos Circunstanciados, com atendimento de mais de 150 pessoas idosas vítimas dos mais diversos tipos violências, sendo as mais comuns situações de abandono, negligência, maus tratos e exploração financeira. Anteriormente já havia ocorrido a prisão em flagrante de um filho que agrediu o próprio pai”, revela o delegado.

Os policiais também apuram outras denúncias. Existe ainda um pedido de prisão preventiva contra um homem investigado por ter agredido um idoso com vários golpes de terçado. O pedido aguarda apreciação do Poder Judiciário.


Deixe seu comentário


Publicidade