Polícia

PC elucidou 77% dos homicídios registrados em 2020 em Santana

Números foram divulgados pelo delegado Victor Crispim, da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) de Santana.


Elden Carlos
Editor-chefe

 

Um balanço divulgado nesta quinta-feira (25) pelo delegado Victor Crispim, da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) de Santana, na região metropolitana de Macapá, revela que 77% dos crimes de homicídio [com autoria desconhecida no dia da ocorrência] registrados no município em 2020, foram elucidados.

Segundo a Polícia Civil, Santana teve o registro oficial de 47 homicídios no ano passado, sendo 12 deles em confrontos com a polícia. Segundo Crispim, dos 35 homicídios com autoria desconhecida ao tempo do crime (excluídos os decorrentes de confrontos policiais), a delegacia conseguiu elucidar 27 casos. Os oito homicídios cuja autoria ainda não foi definida, continuam com as investigações em andamento.

O delegado explica que 90% dos homicídios ocorridos em Santana são oriundos de conflitos entre organizações criminosas e que o trabalho de inteligência realizado pela 1ª DP tem facilitado a investigação.


“Nos homicídios ocorridos em Santana a motivação predominante é a disputa de expansão territorial entre as organizações criminosas para a venda de drogas. Como estamos desempenhando um trabalho de inteligência, através do mapeamento das organizações criminosas e dos seus integrantes em cada bairro da cidade, isso tem nos levado mais facilmente aos autores dos crimes”, frisou o delegado.

Além disso, o protocolo executado pela equipe de policiais civis da 1ª DP é o mesmo realizado pela Delegacia de Homicídios de Macapá.

Além dos homicídios mencionados, a 1ª DPS foi responsável pela investigação do naufrágio do navio Anna Karoline III, ocorrido em 29 de fevereiro de 2020, que resultou na morte de 42 pessoas. O inquérito policial foi concluído com seis indiciamentos e, em seguida, remetido à Justiça Federal.

Por fim, o delegado ressaltou ainda que em 2021 já foram contabilizados 7 homicídios no município santanense, sendo todos elucidados.

Imagens: Divulgação/PC


Deixe seu comentário


Publicidade