Polícia

PC investiga quadrilha que aplicava golpes pela internet de dentro do Iapen

Criminosos usavam aparelhos celulares dentro das celas para aplicar golpes em pessoas cadastradas em sites e plataformas de compra e venda.


Elden Carlos
Editor-chefe

 

O delegado Nixon Kenedy, da 9ª Delegacia de Polícia Civil, com apoio da Polícia Penal, comandou uma operação de busca e apreensão nesta segunda-feira (19) que atingiu um dos pavilhões do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

 

Segundo o delegado, o alvo da operação é uma quadrilha especializada em crimes de estelionato por meio de redes sociais. Nas primeiras horas da manhã os detentos foram extraídos das celas e levados para uma área de contenção. Durante as buscas foram localizados 8 aparelhos celulares e um caderno com parte da contabilidade e contatos dos criminosos. O material será periciado.

De acordo com Nixon Kenedy, de dentro da cadeia os apenados praticavam golpes usando sites de compra e venda. Os criminosos identificavam as vítimas, compravam objetos diversos e efetuavam falsos depósitos bancários, enviando comprovantes para os vendedores.

“Existem dezenas de inquéritos com o mesmo modus operandi. Os números dos chips também coincidem. Infelizmente muitas pessoas não checam suas contas antes de entregar os objetos. Elas acabam confiando nesses comprovantes de depósitos que não verdade são uma fraude”, disse o delegado.

Em um dos casos os detentos compraram 46 sacas de Castanha do Pará de um produtor rural. O prejuízo é de cerca de R$ 3 mil. A polícia chegou ao autor do golpe por meio de um PIX que ele fez para pagar uma empresa transportadora que efetuou a retirada das sacas.

Os celulares utilizados para os golpes serão periciados para que as investigações se aprofundem. Os contatos no caderno de anotações apreendido com a quadrilha também serão investigados um a um, conforme explicou o delegado.

Reportagem: Jair Zemberg
Imagens: Divulgação/PC


Deixe seu comentário


Publicidade