Polícia

PF deflagra operação de combate à fraude previdenciária do Amapá

São cumpridos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva contra um ex-servidor aposentado do INSS no Amapá.


Agentes da Superintendência da Polícia Federal (PF), no Amapá, cumprem três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva na manhã desta terça-feira (23) na capital, Macapá, durante a Operação Desvio.

O alvo dos federais é um ex-servidor aposentado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), investigado por envolvimento em esquema fraudulento relacionado à concessão do Benefício Assistencial de Prestação Continuada (BPC), regido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos na residência do ex-servidor e outro em agências do INSS. Em nota a PF diz que também foi determinado judicialmente o sequestro de bens móveis e imóveis, até o valor do prejuízo causado pela prática criminosa, bloqueio de ativos financeiros, além de abster-se de adentrar à sede do INSS.

A investigação da Polícia Federal teve início em outubro do ano passado, a partir de denúncia da própria vítima e contou com o apoio técnico da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT).

O investigado poderá responder, na medida da sua responsabilidade, pelos crimes de concussão, peculato, associação criminosa, entre outros que poderão ser identificados no decorrer das investigações. Se condenado, poderá cumprir pena de até 23 anos de reclusão.

Reportagem: Elden Carlos
Imagens: Divulgação/PF

 


Deixe seu comentário


Publicidade