Polícia

PF investiga desvio de recursos públicos em Vitória Jari

Operação Kairós atingiu as cidades de Macapá e Vitória do Jari na manhã desta sexta-feira (16). Na casa de um dos investigados foram apreendidos quase R$ 50 mil em espécie.


Elden Carlos
Editor-chefe

 

A Polícia Federal (PF) cumpriu três mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (16) nas cidades de Macapá e Vitória do Jari, na região sul do estado, durante a Operação Kairós. Um dos alvos, na capital, é uma empresa que comercializa materiais hospitalares e odontológicos, localizada no cruzamento da Rua Leopoldo Machado com a avenida Pedro Lazarino, bairro Beirol.


Segundo a PF, a operação foi deflagrada para combater fraudes à licitação e irregularidades na aplicação de recursos públicos federais no município de Vitória do Jari. Durante as buscas na residência de um dos investigados, os agentes federais apreenderam R$ 49.320,00 em espécie. A investigação, que iniciou a partir de relatos do Conselho Municipal de Saúde de Vitória do Jari, apurou irregularidades em contratação emergencial [por dispensa de licitação] para aquisição de insumos destinados ao Laboratório Municipal de Análises Clínicas.

 

Os investigados poderão responder pelos crimes de desvio de dinheiro público, direcionamento de contratação, dispensa ilegal de licitação, falsidade ideológica, fraude à licitação e uso de documento falso. Se condenados, poderão cumprir pena de 37 anos de reclusão.

Kairós

Ainda de acordo com a Polícia Federal, o nome da operação é uma referência à mitologia grega, onde Kairós é o deus do tempo ou do momento oportuno. Depois de descoberta a suposta fraude, os investigados teriam oportunamente falsificado documentos públicos para justificar a entrega parcial dos produtos adquiridos.

 

Imagens: Divulgação:PF


Deixe seu comentário


Publicidade