Polícia

PF prende homem com 13 aves silvestres em Oiapoque

O homem foi indiciado por apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, combinado com crime de receptação.


Um homem de 31 anos foi preso pela Polícia Federal (PF) na madrugada de sábado (26) na BR-156, entrada da sede do município de Oiapoque, distante 590 quilômetros de Macapá. Com ele a PF apreendeu 13 aves silvestres que eram transportadas de maneira inadequada e sem guia de transporte.

Os federais haviam montado uma barreira na rodovia e durante a abordagem ao veículo do suspeito localizaram uma ave engaiolada. O motorista declarou que a anilha presa ao pássaro mostrava que ele tinha autorização para criação em cativeiro, mas os agentes explicaram que ela não dava o direito ao transporte.

Ainda durante a busca veicular, foram encontradas 12 caixas onde estavam outras aves. Em depoimento o motorista declarou que faria a entrega dos pássaros da fauna silvestre para um homem na praça central de Oiapoque, mas que desconhecia quem seria o receptador.

As aves, ainda de acordo com a PF, seriam transportadas para a Guiana Francesa. O homem recebeu voz de prisão e foi apresentado na sede da PF, em Oiapoque, onde foi indiciado pelos crimes de apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, combinado com crime de receptação. Se condenado, poderá cumprir pena de até 5 anos de reclusão.

As aves apreendidas foram encaminhadas para avaliação veterinária nos órgãos competentes e deverão ser devolvidas à natureza, tão logo estejam recuperadas.

Imagens: Divulgação/PF


Deixe seu comentário


Publicidade