Polícia

PICC integra Grupo Estratégico de Combate a Criminalidade

Esta foi a primeira ação do Gecc coordenado pela Sejusp


Promotoria de Justiça de Investigações Cíveis e Criminais (PICC) do Ministério Público do Amapá (MP-AP) participou na manhã de sexta-feira (24), da Operação São João para repressão ao tráfico de entorpecentes em Macapá. A ação contou com 181 policiais civis, militares e do GTA, no cumprimento de 36 mandados de busca e apreensão na capital amapaense, pedidos pelo MP-AP em conjunto com o Núcleo de Operações e Inteligência (NOI) da Polícia Civil e com deferimento pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP).

Esta foi a primeira ação do Grupo Estratégico de Combate a Criminalidade (Gecc) coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e criado por meio de uma cooperação técnica firmada com o MP-AP, as Polícias Civil e Militar, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Polícia Técnico Científica do Estado (Politec) e TJAP.

O procurador-geral de Justiça, Roberto Alvares, indicou para compor o Gecc, as promotoras de Justiça da PICC, Andréa Guedes e Lindalva Jardina, que atuaram na Operação acompanhando, desde as primeiras horas do dia, o cumprimento dos mandados. “Todos os mandados foram cumpridos, mas por conta da última apreensão de drogas feita recentemente pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar, em Macapá, alguns alvos não continham substâncias entorpecentes, o que nos leva a crer que houve uma redução na quantidade de drogas para distribuição na cidade”, informou Andréa Guedes.

“A Operação foi muito boa por demonstrar a integração com as instituições que compõem o Grupo Estratégico de Combate a Criminalidade nesta primeira ação, com organização de dados e cooperação de todos os envolvidos”, avaliou a promotora de Justiça.
Andréa Guedes informou que o Termo de Cooperação Técnica firmado entre as instituições de segurança pública com o MP-AP tem por objetivo realizar ações contínuas de combate à criminalidade. “Foram 4 meses de preparação com realização de várias reuniões dos integrantes do Gecc para deflagrar a Operação São João, que é apenas o início desse trabalho conjunto que terá continuidade no decorrer do ano com diferentes focos de atuação”, finalizou a representante do MP-AP.


Deixe seu comentário


Publicidade