Polícia

Preso quarto suspeito de envolvimento na morte de tabelião

Fernando ‘Toco’ foi apontado pelos comparsas como mentor do assalto que resultou na morte do tabelião de 50 anos de idade


Reportagem: Elden Carlos e Jair Zemberg

Fotos: Jair Zemberg

 

Policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) prenderam na manhã de domingo (16) o quarto suspeito de envolvimento no assassinato do tabelião Manoel Queiroz Barbosa, de 50 anos, o ‘Manoelzinho’ que foi assassinado com golpes de faca e terçadadas no dia 25 de junho deste ano no interior da casa onde ele morava, no distrito de Bailique.

Fernando Ribeiro das Neves, de 19 anos, o ‘Toco’, estava homiziado em um barraco localizado na Ponte do Axé, no bairro Jesus de Nazaré, quando foi delatado. Após receber a denúncia anônima os policiais seguiram para o local.

“Ao perceber a chegada das equipes o criminoso empreendeu fuga. Ele havia aberto um buraco no assoalho da moradia por onde fugiu para dentro do lago. Fizemos buscas até conseguir localizá-lo, mas ele investiu contra os policiais dentro da região alagada, sendo necessário efetuar dois disparos contra o suspeito”, disse o tenente Marcelo Moraes, que comandou a prisão.

Fernando Toco foi socorrido e encaminhado para o Hospital de Emergências de Macapá (HEM). Os projéteis acertaram a nádega e braço do elemento que precisaria passar por uma intervenção cirurgia para retirada das balas.

“Como será necessário acompanhamento médico ele deverá ficar internado, mas estará sobre vigilância policial para evitar uma nova tentativa de fuga. Após receber alta médica deverá ser transferido para a penitenciária”, concluiu.

Para a polícia, Fernando é o mentor do assalto que resultou no assassinato do tabelião. “Até agora identificamos o envolvimento de quatro pessoas, sendo que três delas já haviam sido presas. Todos foram catedráticos ao afirmar que o Fernando foi o mentor do assalto e o responsável pelos golpes que ceifaram a vida do tabelião. Com a prisão dele agora nós vamos concluir as investigações e encaminhar o inquérito para o Ministério Público do Estado”< disse o delegado José Neto, presidente do inquérito.

Antes já haviam sido presos Francinaldo Negrão Cordeiro, de 22 anos, o ‘Franci’, Aclauciano Cordeiro Santana, de 21, o ‘Tarci’, e Mauro Souza Santana, de 20 anos, o ‘Borracha.

 

O caso

O delegado João Neto, da Delegacia de Polícia do Interior (DPI), revelou que há cerca de três semanas Fernando Ribeiro se apresentou à polícia e negou participação. “Tínhamos a informação de que o Fernando [Toco] havia sido visto com uma calça suja de sangue após o crime. No dia do depoimento ele estava bastante nervoso e contradisse em alguns momentos. Foi então que pedi para que ele trouxesse as roupas que ele usava naquele dia. Ele deixou a delegacia dizendo que iria apresentar as vestes, mas desapareceu desde então”, declarou o delegado.

Porém, durante o interrogatório Fernando Toco citou o nome do catraieiro Mauro Souza. “Quando o Fernando desapareceu, ficou claro para nós de que ele realmente estava envolvido. Localizamos o Mauro já na região costeira da ilha e dissemos que o Fernando o havia delatado como executor do tabelião. Foi quando o catraieiro descreveu os detalhes do crime, confirmando que esse Fernando fora o mentor e executor direto da vítima”, assegura.

O delegado disse que Manoelzinho teria sido morto por conhecer os assaltantes, e que foi levado da casa a importância de R$ 1 mil e o cordão do tabelião. “Havia sinais de que houve luta corporal no imóvel. O Manoel foi morto com golpes de faca e terçado. As marcas pelo corpo revelam isso. Para a polícia tudo está muito claro agora”, concluiu.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade