Polícia

PRF registra aumento de infrações durante carnaval no Amapá

Um dos pontos que mais chamaram a atenção foram ultrapassagens em locais proibidos; ano passado foram registradas dez, e agora, 64, representando aumento de 540%


Fotos: PRF/AP

 

Elen Costa
Da Redação

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta quinta-feira, 15, os resultados das fiscalizações da Operação de Carnaval no Amapá. Os dados revelam aumento significativo nos números de autuações, quando comparados ao mesmo período do ano passado.

 

Foto: Jolson Palheta/DA

 

“As barreiras e fiscalizações foram feitas em pontos onde foi detectada uma maior incidência de ocorrências de acidentes. Então, nós buscamos salvaguardar vidas e, por isso, intensificamos os trabalhos exatamente nesses lugares”, destacou Klebson Sampaio, superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Amapá.

 

Foi registrado um total de 41 notificações por condução sob influência de álcool, 27 a mais que em 2023, chegando a porcentagem de 151.

 

 

“A gente percebe que as pessoas ainda não estão levando a sério a questão do álcool e direção. Estão colocando não só a vida delas em riscos, como a de outras pessoas”, disse o superintendente.

 

As infrações pelo não uso do cinto de segurança também cresceram, passando de 13 para 21 neste ano.

 

 

Um dos pontos que mais chamou atenção foi o aumento expressivo nas autuações por ultrapassagem em locais proibidos. No ano anterior foram registradas dez, enquanto que em 2024 esse número saltou para 64 casos, representando aumento de 540%.

 

“Os locais onde existem faixas contínuas foram estudados por engenheiros. É onde o condutor tem dificuldade na ultrapassagem e se fizer, ele acaba potencializando o risco de colisão frontal, que resulta quase que sempre em lesão grave e até morte”, explicou Klebson.

 

 

Aém disso, as autuações por excesso de velocidade também aumentaram consideravelmente, passando de 68 em 2023 para 232, o que representa um aumento de 241%.

 

“E no período de chuvas, quando você não tem a total aderência dos pneus no asfalto, os riscos aumentam ainda mais”, alertou.

 

 

A PRF destacou que houve um esforço da unidade em promover ações de educação para o trânsito, com um total de 368 ações educativas realizadas durante a Operação Carnaval 2024.

 

“A intenção foi de chamar a atenção, alertar, não só os condutores, mas também os passageiros, para os perigos e descumprimentos das regras de trânsito”, disse Sampaio.

 

 

Foram registradas, ainda, duas situações de porte ilegal de arma de fogo, a apreensão de 41 munições e o cumprimento de três mandados de prisão contra membros de organizações criminosas.

 

“A gente faz a nossa parte, mas o condutor também tem que fazer a dele para garantir um trânsito mais seguro”.

 

 

Mesmo com o aumento no número de infrações, o superintendente da PRF no Amapá comemorou o fato de nenhuma morte ter sido registrada.

 

“Tivemos três acidentes, mas apenas com danos materiais. O que nós buscamos é, além de salvar vidas, a conscientização dos condutores e dos passageiros. Precisamos que cada um faça a sua parte”, finalizou.

 

Números da Operação

Alcoolemia         27           41           151,80%
Cinto     13           21           161,53%
Ultrapassagem 10           64           540%
Radar    68           232         241,18%
Educação 0         368         100%
Armas   0             2             100%
Munição              0             41           100%

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade