Polícia

Réu que aguardava julgamento por homicídio em liberdade é executado em Santana

Otonis Baia, de 37 anos, aguardava julgamento por um homicídio cometido em novembro do ano passado em Mazagão. Polícia apura se sua execução tem relação com o assassinato.


Elden Carlos e Jair Zemberg
Da Redação

 

Aguardando inclusão de seu processo na pauta de julgamento da Vara Única da Comarca de Mazagão, onde seria levado a júri popular pelo crime de homicídio (Art.121), Otonis Baia Mendonça, de 37 anos, o ‘Tony’, foi executado com mais de dez tiros na noite de domingo (01) na passarela 31 de novembro, na Baixada do Ambrósio, área portuária do município de Santana, distante 17 quilômetros de Macapá.

Três homens são suspeitos de envolvimento no crime. Segundo informações iniciais colhidas pela policiam no local, Tony teria ido visitar uma suposta namorada quando foi interceptado pelos homens que já chegaram atirando.

Ele ainda foi socorrido por populares e levado ao Pronto Socorro de Santana, mas já chegou sem vida. A polícia acredita em possível acerto de contas ou vingança. O corpo foi removido para o Departamento de Medicina Legal (DML) da Polícia Técnico-Científica (Politec) para ser necropsiado.

 

Crime

Na madrugada de 4 de novembro do ano passado, na orla da cidade de Mazagão, Otonis Baia foi preso suspeito de ter assassinado com um tiro pelas costas o cobrador de van intermunicipal Arlywilson Freire Guimarães, de 20 anos. Segundo o delegado Anderson Gomes, da Polícia Civil, a motivação para o homicídio foi uma discussão no trânsito. Vítima e suspeito teriam saído de uma festa e Arlywilson caminhava com familiares por uma das ruas quando Otonis apareceu dirigindo um carro logo atrás.

Houve uma discussão na passagem do veículo, sendo que o suspeito teria ofendido a vítima e outras pessoas no percurso. O cobrador de van foi atrás tomar satisfação, mas Otonis sacou uma arma.

Arlywilson se virou para correr, mas acabou alvejado nas costas. “Após o levantamento de informações nós representamos pelo pedido de prisão preventiva do suspeito, o que foi acatado pela justiça. Durante a tarde desta segunda-feira (5) nós efetuamos a prisão e o encaminhamos para exame de corpo delito na Politec. De lá ele foi transferido para o Iapen”, disse há época o delegado.

A prisão foi decretada pelo juiz da Vara Única da Comarca de Mazagão, Saloé Ferreira da Silva, que afirmou existirem indícios suficientes sobre a materialidade do crime. O magistrado, em seu despacho através do processo nº 0001234-23.2018.8.03.0003, observou ainda que imagens de câmeras de segurança flagraram a ação, e que a testemunha-chave J.S.S relatou estar sofrendo ameaças do investigado.

Apesar das provas colhidas no bojo da investigação, Otonis negava envolvimento no crime. A polícia tentava localizar a arma usada no homicídio. Otonis foi indiciado no dia 6 de novembro em 11 de abril deste ano ele foi denunciado pelo Ministério Público do Amapá, mas ganhou o direito de aguardar o julgamento em liberdade.
No dia 21 de agosto passado, o desembargador Rommel Araújo, do Tribunal de Justiça do Amapá, pediu à Vara Única da Comarca de Mazagão que incluísse o processo de Otonis na pauta de julgamento.


Deixe seu comentário


Publicidade