Polícia

Secretário de Saúde de Serra do Navio é alvo de investigação da PF

PF investiga fraude no emprego de verbas contra a covid no município de Serra do Navio. Contrato fraudado seria na ordem de R$ 100 mil.


Elden Carlos
Editor-chefe

 

A Polícia Federal (PF) cumpriu três mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (07) nos municípios de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Vitória do Jari, durante a operação Matizar, que investiga os crimes de fraude em licitação e peculato relacionados a uma obra que serviria de base para o enfrentamento da covid-19 no município serrano.

Aonde as ordens judiciais foram cumpridas?

– Na empresa e residência do responsável pela execução da obra, que tem sede em Vitória do Jari.

– Na residência do secretário municipal de Saúde de Serra do Navio, que tem moradia no município de Pedra Branca

Segundo a PF, o certame previa reforma e adequação de um prédio que seria transformado em centro de referência no enfrentamento à pandemia. As investigações tiveram início após denúncias que apresentaram fortes indícios de direcionamento para a empresa que venceria a disputa. A modalidade de licitação escolhida foi o ‘convite’, na qual o poder público busca empresas para realizar alguma obra ou serviço.

Todavia, foram enviados apenas três convites, já se levantando suspeita sobre uma possível delimitação dos participantes. Mais adiante, a PF verificou que duas das três propostas apresentadas eram idênticas, num claro movimento para que uma terceira empresa saísse vencedora na disputa. O valor do contrato era de R$ 100 mil.

Houve ainda constatação de que duas das três empresas têm entre seus responsáveis uma mesma pessoa, outra infração ao caráter competitivo das licitações. O trabalho policial constatou ainda que foi realizada apenas uma pintura no referido prédio, o que não justificaria o alto valor da obra.

As penas previstas para os crimes em investigação podem chegar a 20 anos de reclusão.

 

  • ‘Matizar’ quer dizer combinar, numa referência à maneira como foi conduzida a licitação sob suspeita.

 


Deixe seu comentário


Publicidade