Polícia

Suspeita de tramar morte de aposentado vai responder em liberdade provisória

Renata Lima, de 22 anos, que é usuária de drogas, foi apontada como suspeita de encomendar a morte do aposentado Domingos Lobato, de 77 anos.


A juíza Simone Moraes dos Santos, do Núcleo de Garantias da Comarca de Macapá, negou na tarde de segunda-feira (18) durante audiência de custódia, o pedido de prisão preventiva de Renata Silva de Lima, de 22 anos, que foi presa em flagrante no domingo (17) suspeita de planejar o assassinato do aposentado Domingos Lobato, de 77 anos, o qual foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte).

A magistrada, ao conceder a liberdade provisória, justificou que “a agente, além de aparente ocupação lícita e endereço fixo, é primária, não registrando antecedentes quando maior e não responde a outros processos criminais. Somado a isso, não se tem notícia ao certo qual a participação da custodiada na prática delitiva, pois como argumentou a defesa, sequer há em suas vestes manchas de sangue a indicar a autoria delitiva”, destaca.

Por outro lado, para a polícia ‘Renatinha’ arquitetou o crime e a prisão do executor – que segue foragido – é decisiva para elucidar o caso. Já a magistrada, ao conceder o benefício da liberdade, impôs várias condicionantes, como o uso de tornozeleira eletrônica.

O caso

O aposentado Domingos Lobato, de 77 anos, morreu no final da madrugada de domingo (17) no Hospital de Emergências (HE), de Macapá, onde ele deu entrada por volta de 6h após ter sido agredido a pauladas enquanto dormia em uma rede.

O crime ocorreu no interior da casa da vítima, localizada na Passagem Santa Luzia, bairro Pacoval. A enteada de Domingos, Renata Silva de Lima, de 22 anos, que é usuária de drogas, foi presa em flagrante suspeita de tramar a morte da vítima.

Segundo o delegado Manoel Pacheco, um comparsa de ‘Renatinha’, como é conhecida, teria invadido o local por volta de 5h30. A enteada teria facilitado a entrada do executor pelos fundos do imóvel.

“Ao que tudo indica a enteada arquitetou o crime. A vítima havia recebido sua aposentadoria e teria uma certa quantia de dinheiro em casa. Com ela foi apreendido R$ 2,4 mil. Também estamos apurando se a mãe dela, com quem o aposentado mantinha uma relação, está envolvida. É um caso complexo, já que também existe uma informação de que a própria suspeita tinha relações sexuais com o idoso”, declarou o delegado.

Domingos foi atendido no hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A necropsia indicou que ele morreu tendo como causa principal ‘traumatismo crânio encefálico’. O corpo foi removido para o Departamento de Medicina Legal (DML) da Polícia Técnico-Científica (Politec) para ser necropsiado.

Reportagem e fotos: Jair Zemberg


Deixe seu comentário


Publicidade