Polícia

Três faccionados morrem em confronto com o Bope após matarem desafeto

Caso ocorreu na noite de sexta-feira (01) no bairro Congós, zona sul de Macapá. Trio morto em confronto com o GIRO havia acabado de executar um desafeto no bairro Universidade.


Elden Carlos
Editor-chefe

Três faccionados foram mortos na noite de sexta-feira (01) na rua Claudomiro de Moraes, bairro Congós, durante um confronto com policiais do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO). De acordo com o comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tenente-coronel Kleber Silva, o trio havia executado minutos antes, no bairro Universidade, zona sul da capital, um jovem de 19 anos.

“Recebemos a informação, via rádio, sobre essa ocorrência de execução. Os policiais do GIRO, que estavam participando de um treinamento, localizaram o veículo dos suspeitos na 7ª Avenida do Congós, iniciando a tentativa de abordagem, porém, os criminosos efetuaram disparos para tentar impedir a aproximação. Eles [faccionados] entraram na rua Claudomiro de Moraes e na altura da 18ª Avenida o motorista perdeu a direção e colidiu contra motos e carros que estavam estacionados. Os militares desembarcaram e houve a troca de tiros. Os bandidos acabaram alvejados”, declarou o comandante.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou as mortes no local. Dois dos faccionados foram identificados como Renato Rocha de Matos Leão e Gabriel Freitas Cardoso, segundo relatório do Centro Integrado em Operações da Defesa Social (Ciodes).

Com o grupo a polícia apreendeu dois revólveres calibre 38 e uma pistola, além de porções de drogas. “Esse carro em que eles estavam já vinha sendo monitorado. Esse veículo foi utilizado para dar apoio logístico em um crime de homicídio em Santana e em outro no bairro Araxá, onde eles executaram um desafeto e ainda alvejaram a filha e neto desse homem, uma criança de 3 anos, além de outras ações”, revelou o tenente-coronel.

Para a polícia, os três criminosos mortos atuavam como os ‘executores’ da facção a qual eles pertenciam. “Todas essas informações serão levantadas pela polícia judiciária. Mas, queremos deixar claro à sociedade que a Polícia Militar não vai se curvar diante dessas organizações criminosos que tentam se levantar contra o Estado. Estamos reforçando nossas ações e qualquer tentativa de insurgência contra os policiais será reprimida. Estamos atuando para restabelecer a paz na sociedade”, afirmou o comandante do Bope.

Reportagem e fotos: Jair Zemberg

 


Deixe seu comentário


Publicidade