Política Nacional

Eike nega irregularidades e diz a CPI que ‘caixa-preta’ do BNDES são empréstimos sem garantia

Empresário prestou depoimento à CPI que investiga se houve irregularidades em empréstimos concedidos pelo banco. Bolsonaro é quem costuma dizer que quer ‘abrir caixa-preta’ do BNDES.


O empresário Eike Batista negou nesta terça-feira (6) ter cometido irregularidades em empréstimos contraídos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ao prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura suspeitas de irregularidades no banco, Eike disse ainda que a “caixa-preta” do BNDES está nos empréstimos concedidos pela instituição sem garantias.

Desde a campanha eleitoral do ano passado o presidente Jair Bolsonaro promete abrir o que chama de “caixa-preta” do BNDES, numa referência a empréstimos do banco.

“Na minha opinião, a caixa-preta em relação aos empréstimos são aqueles que não tiveram garantias. Usaram meu exemplo no BNDES, que estava 100% correto, para tirar a atenção da real caixa-preta do banco”, afirmou.

Durante o depoimento à CPI , Eike Batista afirmou ainda que todos os empréstimos do banco para o Grupo EBX tiveram aval e garantias de bancos privados, com “risco zero” para o BNDES.

‘Caixa-preta’
Em junho, o então presidente do BNDES, Joaquim Levy, pediu demissão após Bolsonaro ter dito que ele estava com a “cabeça a prêmio”.

Segundo auxiliares do presidente, a situação de Levy ficou “insustentável” porque ele, na avaliação desses interlocutores de Bolsonaro, não havia cumprido a promessa.

O novo presidente do órgão, Gustavo Montezano, tomou posse em 16 de julho e disse que “explicará caixa-preta” do BNDES em até dois meses.


Deixe seu comentário


Publicidade