Política Nacional

Lula virou alvo porque desafia projeto político, afirma Cardozo

Cúpula do PT quer que ex-presidente seja candidato ao Planalto em 2018.


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva virou alvo de investigações porque desafia o projeto político da oposição. Desde o ano passado, a cúpula do PT tem afirmado que quer que Lula seja o candidato da legenda ao Palácio do Planalto nas eleições de 2018.

Cardozo deu a declaração após ser perguntado sobre se as investigações relacionadas a Lula tentam atingir a imagem do ex-presidente. Nas últimas semanas, o nome de Lula surgiu em meio a investigações na Justiça, o que gerou reação de aliados.

“Acho que setores da oposição, visivelmente, querem isso. Já há algum tempo em que procuram, a cada passo, atingir o presidente Lula porque reconhecem nele o grande líder que desafia os projetos políticos da oposição. Não tenho a menor dúvida que muitos da oposição se unificam nesta hora para tentar atingir a imagem de um adversário que, politicamente, é muito forte e muito respeitado”, disse o ministro.

Na semana passada, o delegado da Polícia Federal Marlon Cajado enviou ofício à Justiça Federal no qual explicou a necessidade de abrir um novo inquérito na Zelotes para apurar suposto envolvimento de “servidores públicos”, entre eles Lula, no esquema de suspeita de venda de medidas provisórias investigado na operação.

No final de janeiro, Lula foi intimado a depor em investigação do Ministério Público de São Paulo sobre a transferência de prédios inacabados da Bancoop – cooperativa do sindicato dos bancários que se tornou insolvente – para outras empresas, entre elas a OAS, alvo da Operação Lava Jato. O MP-SP apura a suspeita de o ex-presidente Lula ter ocultado ser o dono de um triplex num desses prédios.


Deixe seu comentário


Publicidade