Política Nacional

Ministro José Serra pede ‘respeito à ordem constitucional’ na Turquia

Militares tentaram dar golpe na Turquia e noite no país foi de confrontos.


O ministro de Relações Exteriores do Brasil, José Serra, defendeu respeito “à ordem constitucional” na Turquia, onde militares tentaram dar um golpe de Estado. “Em relação aos acontecimentos em curso na Turquia, o governo brasileiro insta todas as partes a se absterem do recurso à violência e recorda a necessidade de pleno respeito às instituições e à ordem constitucional”.

A rebelião começou nesta sexta e a noite foi de confrontos entre o grupo de militares e as forças fiéis ao governo eleito. Lugares estratégicos, como pontes de Istambul e o principal aeroporto do país, foram fechados.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse que a tentativa de golpe deixou ao menos 161 mortos, sem contabilizar as mortes de 104 golpistas, o que resultaria em um total de 265 mortos. O presidente Recep Tayyip Erdogan disse que se tratava de uma tentativa de revolta de uma minoria dentro das forças militares e pediu que o povo fosse às ruas. Ele ainda afirmou que a rebelião havia sido controlada. Em cidades como Ancara e Istambul havia multidões em lugares públicos, como mostraram imagens da imprensa e de transmissões pela internet.

Em nota, o Itamaraty informou que a embaixada brasileira em Ancara e o Consulado-Geral do Brasil em Istambul funcionam em regime de plantão de 24 horas e “estão atentos à situação dos brasileiros, inclusive aqueles que integram delegações oficiais em visita à Turquia.”

“Na expectativa de informações mais precisas sobre os eventos em curso na Turquia, o governo brasileiro acompanha com atenção a evolução da situação e recomenda aos cidadãos brasileiros residentes ou de passagem por aquele país que tomem as medidas necessárias para garantir sua segurança até que a situação se normalize”, disse o Itamaraty.


Deixe seu comentário


Publicidade