Política Nacional

Presidente diz que Vale é ‘uma joia’ e não pode ser ‘condenada’ por rompimento de barragem

Fabio Schvartsman afirmou todos os processos adotados pela Vale na operação de barragens serão revisados por órgão dos EUA


O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, afirmou que a empresa “é uma joia brasileira” e não pode ser condenada pelo rompimento da barragem de Brumadinho, “por maior que tenha sido a tragédia”.

O executivo falou durante audiência da comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha os desdobramentos do caso.

O presidente da empresa apresentou as principais medidas adotadas após o rompimento da barragem e defendeu a Companhia Vale.

Segundo ele, a empresa, uma das melhores que diz ter conhecido, não pode ser condenada por causa de um único acidente. “É uma joia brasileira que não pode ser condenada por um acidente que aconteceu em sua barragem, por maior que tenha sido a tragédia”, afirmou.

De acordo com o último balanço da Defesa Civil, 166 mortes foram confirmadas e 155 pessoas continuam desaparecidas.

De acordo com o presidente da Vale, todos os processos adotados pela Vale na operação de barragens serão revisados por órgão responsável pelo licenciamento de barragens nos Estados Unidos, o U.S. Army Corps of Engineers.

Segundo Schvartsman, a Vale entrou em contato com o órgão que, além de revisar os processos, também poderá colaborar com eventuais mudanças no código de mineração.


Deixe seu comentário


Publicidade