Política Nacional

Presidente do Conselho de Ética troca relator do processo de Cunha

José Carlos Araújo disse que decisão ocorreu por ordem da Mesa Diretora


O presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Araújo (PSD-BA), comunicou em meio à sessão do colegiado, que a Mesa Diretora ordenou a substituição do deputado Fausto Pinato (PRB) da relatoria do processo que investiga o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A reunião do conselho, que tentou pela sexta vez apreciar o parecer prévio que recomenda a continuidade do processo de cassação, foi marcada por tumultos, bate-bocas, e manobras da chamada “tropa de choque” de Cunha.

Ao final da sessão, o presidente do conselho classificou de “golpe” a decisão de destituir Fausto Pinato. “Não posso aceitar de bom grado essa decisão [substituição do relator]. Acho que é golpe! Não podemos continuar numa Casa em que a cada instante chega uma ordem diferente pra cumprir, não somos meninos de escola. Somos deputados representando a população”, queixo-se Araújo.

Segundo o presidente do Conselho de Ética, a decisão de trocar o relator foi assinada pelo vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA). Integrantes da Mesa Diretora afirmaram que não foram consultados sobre o afastamento de Fausto Pinato da relatoria do caso de Cunha.

Ao final da sessão, Araújo classificou de “golpe” a determinação da direção da Câmara para trocar o relator do processo. “Não posso aceitar de bom grado essa decisão. Acho que é golpe! Não podemos continuar numa Casa em que a cada instante chega uma ordem diferente para cumprir. Não somos meninos de escola. Somos deputados representando a população”, reclamou.


Deixe seu comentário


Publicidade