Política

“A Reforma Tributária não é a dos sonhos, mas demos um grande salto”, diz Malafaia

Deputado avalia que novas regras golpeiam a guerra fiscal existente no país, proporcionando maior equilíbrio entre os estados


 

Douglas Lima
Editor

 

Na avaliação do deputado federal Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), um dos grandes feitos da Reforma Tributária aprovada essa semana na Câmara Baixa e que ainda será avaliada e votada pelo Senado, é o golpe que dá na que parecia indefectível guerra fiscal entre as unidades federativas brasileiras. Ele concedeu entrevista, na manhã deste sábado, 8, no programa ‘Togas e Becas’ (Diário FM 90,9).

 

O parlamentar explicou que com a reforma estabelecida depois de quase 60 anos haverá mais equilíbrio entre os estados, porque mudam as regras da cobrança de impostos. Até agora cada unidade federativa tem o seu próprio regramento fiscal, mas quando a reforma passar a vigir isso não mais acontecerá.

 

 

Dorinaldo reconheceu, contudo, que os estados do Centro-Sul vão continuar com o poder histórico que eles têm, por ser muito difícil quebrar este padrão, porém haverá um maior equilíbrio no país em virtude das mudanças a serem implementadas com as novas regras de cobrança de impostos, as quais chamou de “regramento fiscal mais civilizado”.

 

O deputado federal também reconheceu que a Reforma Tributária em questão não é a dos sonhos de todos os brasileiros, porque muita coisa que ainda emperra o país ficou de fora, como a taxação sobre grandes fortunas. “Mas demos um grande salto”, ponderou.

 


Deixe seu comentário


Publicidade