Política

Alliny Serrão vence eleição com chapa única e é empossada presidente da Assembleia Legislativa

Deputada teve 23 votos dos 24 parlamentares estaduais; um deles votou em branco  


Fotos: Joelson Palheta/DA

 

Douglas Lima
Editor

 

A deputada estadual Alliny Serrão (União Brasil) é a primeira mulher que preside a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), depois de mais de 32 anos de existência do parlamento estadual.

 

Ainda antes da posse dos deputados para a 9ª Legislatura da Assembleia Legislativa, na quarta, 1, tomou-se conhecimento da renúncia do então atual presidente da Casa, Kaká Barbosa (PL), à disputa com Alliny.

 

 

Precavida, a deputada disse na ocasião que iria cumprir todo o rito para chegar à eleição da Mesa Diretora. Na manhã de quinta-feira ainda chegou a ser ensaiada uma candidatura do deputado Jack JK (SD), que não vingou.

 

Assim sendo, concorrendo com chapa única, na tarde desta quinta-feira, 2, Alliny Serrão foi eleita presidente com 23 votos dos 24 deputados que compõem a Alap. Destoando, apenas um parlamentar votou em branco.

 

A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, ontem mesmo empossada, após a eleição, é a seguinte: Alliny Serrão (União Brasil) – presidente, Jaime Perez (PTB) – 1º vice-presidente, Fabrício Furlan (Rede) – 2º vice-presidente, Edna Auzier (PSD) – 1ª secretaria, Jesus Pontes (PDT) – 2º secretário, Dr. Victor Amora (Rede) – 3º secretário e Liliane Abreu (PV) – 4ª secretária.

 

 

Após a posse, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Alliny Serrão, disse que fará uma gestão compartilhada com os seus 23 pares de parlamento.

 

Prometeu que vai promover sessões itinerantes da Alap, levando os deputados estaduais aos locais mais distantes do estado.

 

Antes, porém, agradecera a Deus pelo momento histórico que ela protagonizada ao ser empossada como a primeira mulher presidente do Poder Legislativo do Amapá.

 

 

Alliny lembrou do início de sua trajetória política, em Laranjal do Jari, elegendo-se a vereadora mais votada do município.

 

Depois, o marido de Alliny , Márcio Serrão, tornou-se prefeito de Laranjal do Jari, e ela então concorreu à deputada estadual, em 2018, ascendendo à Assembleia Legislativa com expressiva votação. Em 2022 foi reeleita.

 


Deixe seu comentário


Publicidade