Política

Amapá compõe oficialmente a rota dos abastecedores de combustível do Brasil

Cerca de 25 milhões de litros serão distribuídos mensalmente através do Porto de Santana para a região Norte.


Agora é definitivo. Desde segunda-feira, 8, o estado do Amapá compõe a rota dos abastecedores de combustível do Brasil, sendo distribuidor oficial para a região Norte. Cerca de 25 milhões de litros serão distribuídos mensalmente através do Porto de Santana. Desse total, 7 milhões ficarão na cidade e serão distribuídos em postos de todo o estado, e o restante, 17 milhões de litros será transportado em balsas para Belém (PA), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).

Uma solenidade marcou o primeiro transbordo do produto. Para o diretor presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Eliezir Viterbino, representante do governo na ocasião, a iniciativa foi mais uma mostra de que o Amapá é o melhor corredor logístico na atualidade.

“Nós queremos parabenizar Santana pela iniciativa e dizer que ficamos muito felizes por esta ação que mostra o quanto o Amapá vem se destacando no mercado por conta de sua localização estratégica, que lhe torna, hoje, o melhor corredor logístico, seja ele para alimentos, combustível, e também para outros segmentos. Não tenho dúvidas de que esse é um dos principais caminhos para o desenvolvimento do Município de Santana”, garantiu Viterbino.

A Prefeitura de Santana e a Companhia Docas de Santana (CDSA), anfitriões da solenidade, informaram que para a operação obter sucesso, foi necessária a contratação de três empresas, gerando emprego para 25 profissionais diretamente. “Esse foi apenas o primeiro navio de combustível que recebemos, mas a atividade deve continuar, gerando empregos e movimentando a economia do município”, destacou o presidente da CDSA, Paulo Couto.

O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, afirma que o sucesso da operação comprova que a cidade tem potencial para receber atividade de grandes empresas através do porto.

“Este é mais um passo firme que o município dá. Precisamos vislumbrar que temos o porto que está mais perto do Panamá, dos Estados Unidos, da Europa, da Guiana Francesa e de muitos outros mercados. Isso facilita o escoamento de nossas produções no Estado. Portanto, vamos trabalhar para voltar a tornar o Porto de Santana o canal para o desenvolvimento da economia”, destacou o prefeito.

Nessa primeira atividade do navio Vendom Street, da Antuérpia (Bélgica), que estava atracado no píer de Santana, o município recebeu 24 milhões de litros de combustível para distribuição.

O sucesso da primeira atividade de transbordo de combustível no Município de Santana foi comemorado com um coquetel realizado no porto da Companhia Docas de Santana. Também participaram da cerimônia a vereadora Katiane Pereira, representando a Câmara Municipal de Santana, o deputado Estadual Jory Oeiras, representando a Assembleia Legislativa do Amapá, e secretários da administração do Município de Santana. Na ocasião, as autoridades tiveram ainda a oportunidade de visitar o interior do navio para acompanhar as operações da embarcação.


Deixe seu comentário


Publicidade