Política

Amapá é homenageado em sessão especial no Senado

Davi Alcolumbre é o primeiro chefe do poder Legislativo nascido no estado da região Norte do país.


O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), conduziu, nesta quarta-feira (11), sessão especial em homenagem aos 76 anos de criação do Território Federal do Amapá. Com a promulgação da Constituição de 1988, o local foi elevado à condição de estado brasileiro. Davi Alcolumbre é o primeiro chefe do poder Legislativo nascido no estado da região Norte do país.

“Para mim como amapaense, com muito orgulho, é uma honra, é um privilégio, é uma dádiva divina, poder conduzir esta sessão na qualidade de presidente do Senado Federal. Espero que iniciativas como esta, que se proponham a mostrar a riqueza e a diversidade de um estado do Brasil, se repitam aqui nesta Casa”, disse o presidente do Senado.

Diversas homenagens aconteceram durante a sessão. Senadores de diferentes partidos fizeram apartes em homenagem ao Amapá e ao trabalho de Davi Alcolumbre à frente da presidência da Casa. Uma apresentação de músicos e dançarinos de marabaixo, maior manifestação cultural do estado, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, abriu a reunião. O cartunista e criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza, criou um desenho exclusivo para a registrar a data.

“Gostaria de agradecer ao talentoso e premiado artista Maurício de Souza e ao seu instituto, que ao lado dos amapaenses, nesta comemoração, produziram um lindo desenho comemorativo com a Turma da Mônica dançando marabaixo”, destacou Davi Alcolumbre.

Participaram da composição da Mesa o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento da sessão; o senador Lucas Barreto (PSD-AP); representando a bancada do Amapá na Câmara dos Deputados, André Abdon; o prefeito de Macapá, Clécio Luis; e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, Amiraldo da Silva Favacho.

A sessão especial faz parte da Semana do Amapá, que acontece de 10 a 13 de setembro, no Senado, e celebra a criação do então território federal, alçado à condição de estado com a Constituição de 1998. Além da sessão, o Senado abriga a exposição “Amapá, onde os hemisférios se encontram”. Na quinta-feira (12), acontecerá o Festival Amapá no Restaurante dos Senadores, com cardápio especial.

Estiveram presentes na sessão especial os senadores: Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), Sérgio Petecão (PSD-AC), Cid Gomes (PDT-CE), Marcos Rogério (Democratas-RO), Weverton (PDT-MA), Chico Rodrigues (Democratas-RR), Telmário Mota (PROS-RR).


Deixe seu comentário


Publicidade