Política

Amapá é sexto colocado em estupros. Ataques ocorrem dentro de residências, denuncia deputado DaLua

O Amapá registrou em 2015 a sexta maior taxa nacional de estupros do país, com 37,3 casos para cada 100 mil habitantes.


O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Pedro DaLua, afirmou nesta terça-feira, 8, que o primeiro desafio do novo gestor da pasta da Segurança Pública, será o de tirar o estado da triste estatística de ser o 6º colocado com a maior taxa de estupros do país.

 O Amapá registrou em 2015 a sexta maior taxa nacional de estupros do país, com 37,3 casos para cada 100 mil habitantes. Os dados são do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Ministério da Justiça.

 O mais revoltante, segundo o deputado, é que muitos casos de estupro ocorrem durante invasões a residências, quando – em tese – a pessoa está segura e protegida da criminalidade.

 O caso mais recente ocorreu em 30 de abril no bairro Santa Rita. Um homem de 27 anos invadiu uma residência num sábado à noite e além de assaltar a residência, estuprou uma senhora de 63 anos e sua neta de apenas 8 anos. Somente no domingo, 6, é que o suspeito foi preso pela polícia. A maioria dos casos, no entanto, fica impune.

 DaLua cobra medidas enérgicas dos órgãos de segurança. Ele reconhece o empenho da polícia militar mas diz que após o flagrante cabe a Polícia Civil conduzir as investigações e a corporação sofre com a falta de equipamentos, veículos e pessoal. “Saúdo a iniciativa do governador em realizar concurso para a polícia. É um importante passo”.


Deixe seu comentário


Publicidade