Política

Amapá pede apoio da FAB para transporte de equipamentos hospitalares

Governador Waldez Góes solicitou uma aeronave para trazer à Macapá itens essenciais ao enfrentamento do COVID-19, como testes rápidos e EPI’s.


O governador do Amapá, Waldez Góes solicitou nesta terça-feira, 24, ao Ministério da Defesa o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) para o transporte de insumos como testes rápidos de exames, equipamentos de proteção individual e entre outros.

No documento enviado ao ministério, o governador do Estado destacou que o auxílio da FAB é fundamental para que não haja interrupção no abastecimento de insumos para garantir o enfrentamento ao COVID-19.

Waldez Góes ressalta que a medida é necessária porque o Amapá possui um isolamento geográfico em relação ao restante do país, sendo único estado da federação sem ligações rodoviárias com os demais.

Sendo assim, o transporte aéreo normalmente mantém o abastecimento local, sobretudo quando trata-se de demandas que precisam ser agendadas com maior agilidade. Além disso, os voos das empresas aéreas comerciais têm sido cancelados.

Os testes rápidos são essenciais para garantir celeridade no trabalho do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) – dispositivo criado pelo Governo do Amapá para gerenciar e implantar ações em relação ao COVID-19.

Já os EPI’s serão para o abastecimento das unidades de referências que atuam diretamente com os casos notificados da doença. Os equipamentos são destinados aos profissionais de saúde, além de pacientes.


Deixe seu comentário


Publicidade