Política

Amapá pede financiamento diferenciado para a educação

Titular estadual da pasta, Maria Goreth Sousa reclama que o setor na região Norte tem o mesmo tratamento do resto do país.


O Amapá reivindica, no 13º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, um tratamento diferenciado, pela União, quanto aos financiamentos destinados à educação. A informação é da secretária estadual do setor, Maria Goreth Sousa.

A titular da pasta no estado do Amapá explicou na manhã desta sexta-feira, 27, que além do financiamento ser pouco, nivela a Amazônia às outras regiões do país, quando as peculiaridades do Norte são muito diferentes.

Maria Goreth mostrou que na Amazônia tudo é distante. Por ser uma área entrecortada por cursos de água, torna-se difícil levar a educação, por exemplo, para regiões ribeirinhas, muitas delas inóspitas. “Já imaginou o que é construir uma escola e manter material e professores em aldeias indígenas?” Indagou a secretária, concluindo: “Daí pedirmos mais recursos, diferente do que ocorre hoje, quando a Amazônia Legal, em termos de financiamento da educação, tem o mesmo tratamento do resto do país”.


Deixe seu comentário


Publicidade