Política

Amapá vai receber vacinas contra dengue e apoio ao TFD, garante ministra

Distribuição do imunizante no país foi reconfigurado em virtude da alta incidência da doença em Oiapoque e Tartarugalzinho


 

O deputado federal Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), junto com o governador Clécio Luís e o líder do governo, senador Randolfe Rodrigues, receberam, nesta quinta-feira, 21, a confirmação do envio de doses da vacina contra a dengue para o Amapá.

 

Além disso, o apoio ao programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) do Estado foi garantido pelo Ministério da Saúde (MS).

 

A solicitação ocorreu em meio ao anúncio do MS de redistribuição de doses de vacinas de municípios em que a procura pelos imunizantes foi baixa. O ministério decidiu levar as doses das vacinas que não estão sendo utilizadas para municípios nos mesmos estados em que já estão atualmente.

 

 

No entanto, Malafaia fez outra proposta, junto com o governo do Amapá. O parlamentar argumentou que o GEA decretou situação de emergência em saúde nos municípios com maior incidência de casos de dengue, como Oiapoque e Tartarugalzinho, e que por isso está apto e precisando receber as vacinas.

 

Nesta tarde, em encontro com a ministra Nísia Trindade garantiu o envio das doses.

 

“Ministra, eu queria também agradecer sempre sua acolhida ao estado do Amapá, ao governador, à equipe de governo. (…) E também o anúncio, dessa reconfiguração das vacinas com relação à dengue – que não é ainda para toda a população -, a ministra já se comprometeu em ter uma cota para o Amapá”, declarou Dorinaldo, na presença da ministra.

 

Sobre o TFD, o parlamentar também agradeceu.: “Queria reforçar uma ‘coisinha’ aqui que a gente tratou que é muito importante para o povo do Amapá, que é o Tratamento Fora de Domicílio. O TFD também foi aqui recebido pelo Ministério da Saúde no sentido de a gente conseguir credenciamento nacional. Isso é fundamental pra gente. Nós temos uma fila imensa de pessoas que precisam ser tratadas fora do estado”, argumentou o parlamentar.

 


Deixe seu comentário


Publicidade