Política

Aprovado na Câmara de Macapá PL que cria o “Dia Municipal do Samba Illan do Laguinho”

A 35ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá pautou a cultura amapaense, mais especificamente o samba tucuju.

Compartilhe:

Foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 144/2021, de autoria do vereador Claudiomar Rosa (AVANTE), que institui o dia 2 de dezembro, como o “Dia Municipal do Samba Illan do Laguinho”.

 

Esta data é festejada a nível nacional e estadual, e a partir deste PL, passa a ser parte do calendário oficial de eventos do Município de Macapá, tornando um dia especial para realizações de palestras, reuniões, debates, encontros, audiências, campanhas, comemorações, painéis, workshops, entre outras atividades semelhantes, congêneres ou similares podendo também  realizar atividades em conjunto com entidades, órgão, organizações, sindicatos, empresas, associações ou fundações, sejam governamentais e/ou não-governamentais, inclusive assinar convênios, de acordo com o interesse público municipal.

 

O dia 2 de dezembro.

A visita de Ary Barroso ao estado da Bahia, no dia 2 de dezembro, foi o marco para que esta data passasse a ser celebrada como o Dia do Samba, em Salvador, tornando-se este dia, uma celebração nacional.

 

O projeto de lei macapaense faz homenagem à Illan do Laguinho, músico e compositor, que tem sua história escrita em versos e prosas pelo bairro do Laguinho, onde nasceu e construiu sua trajetória.

 

Illan foi compositor de diversos sambas de enredo para as escolas de samba no Amapá e se tornou vencedor de grandes festivais de samba e pagode, além de participar da ala de compositores da agremiação carnavalesca do Rio de Janeiro, Imperatriz Leopoldinense.

 

O projeto de lei segue para sanção do prefeito de Macapá, Dr. Antônio Furlan.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *