Política

Aprovado PL que Institui a Semana Municipal do Trânsito em Macapá

Pelo PL, a Semana Municipal do Trânsito passa a integrar o calendário oficial de eventos do município, principalmente, da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).


A Câmara Municipal de Macapá aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei do vereador Alexandre Azevedo (PP), que institui a “Semana Municipal do Trânsito”, a ser comemorada, anualmente, do dia 18 a 25 de setembro, quando acontece também a Semana Nacional do Trânsito. A matéria foi votada durante a 33ª Sessão Ordinária da Câmara.

Pelo PL, a Semana Municipal do Trânsito passa a integrar o calendário oficial de eventos do município, principalmente, da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac). O objetivo é conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a valorização da vida, focando no desenvolvimento de valores, posturas, atitudes e no aprimoramento da educação no trânsito.

A ideia é promover campanhas publicitárias, institucionais, seminários, palestras e cursos sobre o trânsito. O Poder Executivo constituirá a Comissão Organizadora dos eventos, com antecedência mínima de 60 dias da data, e o tema a ser debatido na Semana Municipal do Trânsito deverá ser proposto e aprovado pela Câmara Municipal de Macapá.

O Poder Executivo poderá realizar convênios através da CTMac e em parcerias com as entidades sociais envolvidas, visando à promoção de cursos e treinamentos para os agentes de trânsito.

Para Alexandre Azevedo, instituir a Semana Municipal do Trânsito é de suma importância para melhoria das condições do trânsito no município, o que somente é possível mediante a educação e conscientização da população.

“Queremos conscientizar a comunidade sobre os problemas no tráfego e sobre a responsabilidade de cada pessoa para a melhoria do sistema, conscientizando também as crianças e adolescentes sobre a necessidade de práticas e ações corretas que proporcionem segurança no trânsito além de fornecer subsídios para que se tornem agentes multiplicadores da Educação e Segurança do Trânsito”, argumentou o parlamentar.

Além disso, as campanhas educativas visam alertar sobre a importância do cinto de segurança, a proibição do uso de celular na direção, uso de bebidas alcoólicas e indicando condutas a serem seguidas nos primeiros socorros em caso de acidente de trânsito.


Deixe seu comentário


Publicidade