Política

Assembleia Legislativa celebra Dia de Conscientização do Autismo

Evento contou com apresentação do coral Mundo Azul, composto por crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)


 

Em comemoração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado terça-feira, 2 de abril, a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), por iniciativa da presidente da Casa, deputada Alliny Serrão (União), abriu espaço no grande expediente para apresentação do coral Mundo Azul, composto por crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

O destaque da apresentação foi o jovem Robertinho, portador da síndrome de down e autista que dançou ao ritmo de Thriller, de Michael Jackson. Um texto produzido pela aluna Ana Clara Santos Gomes sobre os autistas foi interpretado pela diretora do Centro Mundo Azul, Maria Marta Monteiro.

 

 

A presidente da Alap, Alliny Serrão, destacou a satisfação da Casa de receber o público especial. “Reconhecemos a importância deste órgão em promover legislações que fortalecem a defesa dos autistas e garantem serviços públicos de qualidade, visando fortalecer continuamente o atendimento na rede de apoio ao autismo no Amapá. Além disso, buscamos contribuir para a redução do preconceito e o aumento da conscientização”, ressaltou a presidente.

 

No grande expediente, foi aberto espaço para a psicóloga especialista em autismo, Ruany Andreia Rebis, e o advogado Cássius Clay Carvalho, que abordaram as conquistas e dificuldades do trabalho com autistas no Amapá. “Futuramente, teremos dentro do nosso estado pessoas adultas e idosas que não estão recebendo nenhum tipo de terapia e apoio, isso me preocupa”, destacou a psicóloga.

 

 

O Espaço Mundo Azul, no município de Santana, foi instituído pelo Governo do Estado do Amapá e tem como missão oferecer atendimentos multiprofissionais aos adolescentes. Atualmente, atende mais de 290 estudantes nos campos educacional e clínico. Após o encerramento da sessão, deputadas e servidores da Casa soltaram balões azuis para lembrar que a conscientização e o respeito são fundamentais.

 


Deixe seu comentário


Publicidade