Política

Assembleia prepara a posse da nova Legislatura, a 7ª de sua hi

No dia 1º de fevereiro tomam posse em Macapá os 24 deputados estaduais eleitos e reeleitos para a 7ª Legislatura



No dia 1º de fevereiro tomam posse em Macapá os 24 deputados estaduais eleitos e reeleitos para a 7ª Legislatura. O regimento interno do Poder Legislativo estabelece que a solenidade aconteça ao primeiro dia do mês de fevereiro a cada 4 anos. A sessão que dará posse aos representantes do povo está marcada para as 14 horas, no Plenário Dalto Martins, na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP). A cerimônia é aberta apenas a familiares, amigos e convidados, mas terá transmissão simultânea pela rádio e tv do Legislativo.

Durante o evento ocorrerá a execução do Hino Nacional e, em seguida, o presidente Moisés Souza receberá os diplomas e as declarações de bens dos parlamentares. A partir daí, os deputados estarão aptos a declarar o compromisso legal com o povo do Amapá.

A 7ª Legislatura – período de 4 anos que compreende um mandato parlamentar – traz nomes conhecidos dos eleitores amapaenses. Alguns já exercem seu terceiro mandato, como a deputada estadual Raimunda Beirão (PSBD), mas outros irão sentar pela primeira vez nas cadeiras do Parlamento Estadual, como o delegado de polícia Ericláudio Alencar (PRB), o representante de movimentos em prol da juventude, Pedro da Lua (PSC) e a empresária e líder do Partido Humanista da Solidariedade no Amapá, Luciana Gurgel.

Nomes
Tomarão posse no dia 1º, os deputados Moisés Souza (PSC); Júnior Favacho (PMDB); Augusto Aguiar (PMDB); Dr. Furlan (PTB); Pastor Oliveira (PRB); Edna Auzier (PROS); Mira Rocha (PTB); Ericláudio Alencar (PRB); Fabrício Furlan (PSOL); Dr. Jaci Amanajás (PROS); Jaime Perez (PRB); Jory Oeiras (PRB); Kaká Barbosa (PT do B); Luciana Gurgel (PHS); Cristina Almeida (PSB); Maria Góes (PDT); Marília Góes (PDT); Max da Aabb (PSB); Michel Jk (PMDB); Paulo Lemos (PSOL); Pedro da Lua (PSC); Raimunda Beirão (PSDB); Charles Marques (PSDC) e Roseli Matos(DEM).
Instalada a 7ª Legislatura, o presidente atenderá pedidos de uso da palavra, pelo protocolo, e ao término, será executado o hino do Estado do Amapá. Ao fim desse processo, no dia seguinte, 2, os deputados estaduais empossados realizarão a eleição da Mesa Diretora (biênio 2015/2016). O voto é secreto e feito por meio de cédula de papel.

Tradicionalmente, com base no regimento interno, a eleição da Mesa Diretora da Casa está marcada para o dia 2 de fevereiro. Já no dia seguinte, será realizada a primeira sessão deliberativa do ano, ocasião em que o governador Waldez Góes (PDT) deverá comparecer – ou mandar um representante – para apresentar a mensagem de governo para o exercício 2015. Para ser empossado, o deputado terá que obrigatoriamente apresentar a Mesa da Casa o diploma expedido pela Justiça Eleitoral, bem como os documentos pessoais, incluindo declarações de bens.

Os gabinetes vagos serão sorteados entre os novos deputados. O sorteio não tem data marcada. Tudo indica que após o sorteio serão entregues imediatamente após a cerimônia de posse, no dia 1º de fevereiro.


Deixe seu comentário


Publicidade