Política

Brasil e França reativam Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça

Governador Clécio Luís e comitiva se encontram em Caiena, capital da Guiana Francesa, onde evento é realizado


 

O Governo do Amapá, o Ministério das Relações Exteriores e o Governo Francês reativaram nesta segunda-feira, 3, em Caiena, as atividades presenciais da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França, depois de quatro anos.

 

 

O governador Clécio Luís e comitiva do estado do Amapá participaram do evento, na manhã de hoje. Eles prosseguem na capital da Guiana Francesa até amanhã, quando haverá o fechamento da reunião da Comissão que nesta reativação alcança a edição 12ª.

 

 

A Comissão Transfronteiriça Brasil/França trata de demandas, entre as partes, nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, segurança pública e relações comerciais e diplomáticas.

 

 

A BR-156, cooperação em matéria de defesa e segurança, emissão de visto no Amapá e cooperação educacional, incluindo o projeto da Escola Intercultural de Fronteira, entre outros assuntos que impactam a vida de quem mora dos dois lados da fronteira, também estão na agenda da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça.

 

 

A volta da emissão do visto no Consulado Honorário Francês de Macapá é prioridade do governo do estado na reunião. Desde 2020 o país europeu passou a emitir vistos biométricos disponíveis apenas na Embaixada da França em Brasília, tornando o processo mais caro e demorado para os amapaenses.

 


Deixe seu comentário


Publicidade