Política

Câmara Federal monta estrutura para receber os novos deputados

EM BRASÍLIA



A Câmara dos Deputados preparou uma estrutura, com guichês de atendimento, para ambientar e receber os parlamentares da nova legislatura, com especial atenção para quem assumirá o mandato pela primeira vez. Assim, os novos deputados têm tempo para conhecer o funcionamento da Casa, antes da posse, marcada para 1 de fevereiro.

Os chamados ‘Espaços de ambientação’ estão disponíveis na Câmara desde o início deste mês até metade de fevereiro, com todos os serviços reunidos em um só lugar. Dos 513 deputados que vão atuar nos próximos quatro anos, 198 deles vão estrear na Casa. A eles, somam-se outros 25 que não participaram da legislatura anterior, mas já tiveram mandato em algum momento e retornam ao Congresso, em um total de 43,5% de renovação para a 55ª legislatura, de 2015 a 2018. Da bancada do Amapá apenas dois deputados permanecem na Câmara neste ano: Janete Capiberibe (PSB) e Vinícius Gurgel (PR) (fotos). Davi Alcolumbre vai para o Senado. Os demais são novatos.

Nesses espaços, é possível a retirada dos convites individuais para posse e quatro credenciais para os convidados de cada deputado. De acordo com a Diretoria Geral da Câmara, o número de convites é limitado pela estrutura física da Casa e pelas restrições regimentais de acesso à Câmara. “Não queremos fechar a Casa à população brasileira, porém existe uma limitação em função do espaço’’, afirma o diretor geral, Sérgio Sampaio.

Além disso, os espaços de ambientação contam com serviço de registro biométrico e fotográfico dos deputados, coleta da assinatura eletrônica, assinatura da carteira parlamentar e credenciamento para os sistemas de gabinetes. Também há informações sobre a posse, o plano de seguridade social dos congressistas, assistência à saúde e contratação de secretariado parlamentar.

A previsão da diretoria geral da Câmara é que a posse receba pouco mais de 2.500 pessoas, entre autoridades e convidados dos próprios deputados, que poderão acompanhar a cerimônia em telões espalhados por diversos pontos da Casa, como o auditório Nereu Ramos e os plenários das comissões. Na chegada a Brasília, os deputados poderão fazer uso da sala de apoio da Câmara no aeroporto de Brasília. Há orientações sobre como chegar ao Congresso e os serviços oferecidos pela Casa na posse. Ao parlamentar eleito serão oferecidas três diárias, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, em apartamento duplo em um hotel de Brasília.


Deixe seu comentário


Publicidade