Política

Câmara Municipal de Serra do Navio afasta prefeito Elson Belo por seis meses

Ele é acusado de não prestar contas, dificultar investigações e fazer doações de bens da prefeitura em troca de apoio político; a vice-prefeita assumiu


 

Paulo Silva
Da Redação

Os vereadores do município de Serra do Navio decidiram, por unanimidade, na quinta-feira (10), afastar o prefeito Elson Belo (reeleito pelo Avante) por 180 dias. Ele é acusado de não apresentar prestação de contas dos últimos três anos. Elson, que cumpre o segundo mandato, também é alvo de várias investigações pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP), incluindo o desaparecimento de dinheiro – pelo menos R$ 200 mil –  das contas da prefeitura. Quem assumiu a prefeitura foi a vice-prefeita Ana Paula Santos Sousa (PROS).

 

O prefeito afastado sumiu depois que foi informado da decisão dos vereadores para não ser notificado, mas na tarde de sexta-feira (11) ele mandou entregar as chaves da prefeitura e anunciou que irá recorrer judicialmente contra o afastamento. A representação contra Elson Belo foi apresentada pela vereadora Elizangela (Eli).

 

Além da acusação de não prestar contas, Elson Belo tem contra sí a denúncia de obras paralisadas, doação de imóveis da Vila de Serra do Navio em troca de apoio político e atraso no pagamento de servidores efetivos e temporários da prefeitura. Além disso, o prefeito não responde aos requerimentos dos vereadores e a pedidos de informações apresentados pelo Ministério Público através do promotor de justiça Fabiano Castanho, que apura o sumiço de dinheiro das contas do município.

 

Em uma ação de improbidade contra o prefeito, Elson Belo cita o que considera “expediente subversivo do prefeito ignorar pedidos de informações feitos pelo MP e pelos vereadores”, demonstrando seu dolo em dificultar o acesso a informações e atos oficiais e protelar a atuação dos órgãos de controle. Para Castanho, a intenção do prefeito Elson Belo é ocultar o que está sendo investigado. O presidente da comissão processante é o vereador Zander Guedes (PSD)

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade