Política

Clécio e Waldez detalham medidas restritivas e de flexibilização de decretos

Ao lado do governador, o prefeito da capital prestou contas e também detalhou o rigor dos decretos de calamidade que estão sendo prorrogados em todo o Amapá.


Cleber Barbosa
Da Redação

O prefeito de Macapá, Clécio Luís (REDE), fez um pronunciamento neste sábado (04) sobre a decisão de prorrogar por mais 15 dias o decreto de calamidade pública pela pandemia mundial pelo novo coronavírus (COVID-19). Ele estava ao lado do governador do Amapá, Waldez Góes (PDT) e falou do quanto queria ter evitado radicalizar com o isolamento social, mas que tem certeza de que é o mais sensato a fazer. “Quem negligenciou hoje está pagando um preço muito alto”, disse o gestor municipal.

Clécio falou que todas as providências estão sendo tomadas para manter as atividades econômicas essenciais, como supermercados, farmácias e mercantis, com os demais que não obrigados a permanecer em casa terão sua situação minimizada com o aporte de recursos para a assistência social, conforme o poder público em várias instâncias está adotando. “Do ponto de vista fiscal também tudo foi prorrogado pela prefeitura e pelo governo, para que quando tudo isso passar a gente possa rever e parcelar com as facilidades que melhor se adequarem aos contribuintes”, disse ele.

Já o governador Waldez demonstrou preocupação com o crescimento da pandemia em estados vizinhos, como o Pará e o Departamento Ultramarino da Guiana Francesa, o que vai ensejar mais rigor no controle da circulação de pessoas, seja por meio rodoviário, fluvial ou aéreo. “Neste sentido quero aqui também prestar minha homenagem aos servidores da segurança pública, que assim como os agentes da saúde pública fazer um trabalho primoroso de retaguarda para o conjunto da sociedade”, disse ele, que confirmou também o primeiro caso de paciente atestando Covid-19 em Oiapoque.

O governador destacou a mobilização política em todos os níveis, municipal, estadual e federal, mas também reclamou de quem ainda busca tirar dividendos políticos com cobranças indevidas, especialmente nas redes sociais, onde proliferam ainda muitas notícias falsas, as chamadas “fake News”, que além de um desserviço à sociedade é uma conduta criminosa que merece a apuração e responsabilização.

Por fim, o prefeito da capital fez um apelo para as pessoas observem uma forma de diluir a procura das revendas de gêneros alimentícios ao longo do dia, pois a Prefeitura vem observando uma aglomeração considerável sempre no horário do fim da tarde e início da noite. “Isso pode colocar por terra todo o esforço dos órgãos de saúde pública e controle sanitário, como também o sacrifício de outros empreendedores que estão fechados por força dos decretos de quarentena”, completou Clécio Luís.

Ele disse que na próxima semana os estudantes da rede municipal e seus pais terão uma grata surpresa com um pacote de medidas voltadas a levar atividades educacionais à distância para estes alunos, um trabalho que ele reputa como sendo de muito bom gosto e criativo, de modo a que as crianças não fiquem sem a instrução escolar nesse período. “Será no formato digital, pois acreditamos que a maioria esmagadora da comunidade escolar tem acesso regular à internet, senão em casa, mas pelos celulares. Mas ainda assim, aquelas comunidades mais isoladas, como os ribeirinhos e os moradores da zona rural serão alcançados, com um material especial que será distribuído pelos transportadores escolares, com as kombis, catraias e tudo mais”, concluiu.


Deixe seu comentário


Publicidade