Política

Clécio lamenta ‘baixas’ na saúde e lista secretários da PMM acometidos com o Coronavírus

Dois auxiliares diretos do prefeito e o comandante da Guarda Municipal estão entre as vítimas da doença provocando afastamentos na linha de frente da Pandemia.


Cleber Barbosa
Da Redação

 

O prefeito de Macapá, Clécio Luís (REDE) revelou que três integrantes do primeiro escalão da Prefeitura de Macapá foram diagnosticados com o Covid-19, que são a secretária de saúde, Silvana Vedovelli, o secretário Eldren Lages e o comandante da Guarda Municipal, Rui Secco. A declaração foi dada durante entrevista à rádio Diário FM (90,9) sobre os casos de afastamento de profissionais da saúde, entre eles agentes de enfermagem e médicos.

 

Falando ao programa Café com Notícia, o gestor municipal disse que o desafio de enfrentamento à proliferação do Covid-19 em Macapá tem agora mais esse agravante, pois de um lado vem ocorrendo um aumento significativo da demanda de pacientes confirmados e do outro a contaminação de profissionais da linha de frente de atendimento aos doentes. “Felizmente nenhuma morte foi registrada entre esse pessoal da linha de frente de atendimento, mas a gente perde também não só para a doença, pois existem outros excelentes profissionais com outras patologias e que não podem ser expostos ao contato direto com pessoas infectadas”, disse.

 

Além dos médicos e do pessoal da enfermagem, Clécio diz que todos os profissionais que atuam diretamente no combate à pandemia estão mais suscetíveis ao contágio, como técnicos em laboratório, farmacêuticos, bioquímicos, entre outros profissionais.

 

O prefeito também falou sobre a abertura de um segundo centro de atendimento aos pacientes agravados de Covid-19, no local construído para ser a Maternidade da Zona Norte, em Macapá. A obra, de responsabilidade do governo, ficou pronta e foi adaptada para receber exclusivamente os casos de infectados pela pandemia. “É um passo muito importante para a gente ter uma ação sistemática, colaborativa e complementar, pois aquela espaço com 58 leitos clínicos, que podem ser transformados em UTIs, sendo que inicia com 10 leitos intensivos, que vem acrescentar ao Centro Covid-19, no Hospital de Clínicas Alberto Lima, com 22 leitos de UTI, numa retaguarda importante para o tratamento dos doentes”, detalhou.

 

Por fim, Clécio Luís orientou sobre os procedimentos que precisam ser seguidos por quem apresenta sintomas de ter Covid-19. Existem dois pontos de triagem, as unidades Marcelo Cândia [zona sul] e a unidade Marcelo Cândia [zona norte], sendo que está quase totalmente reformada a unidade Álvaro Corrêa, quase em frente à unidade Covid 2, na zona norte, que deverá abrigar a demanda da unidade Marcelo Cândia dentro de no máximo 10 dias.


Deixe seu comentário


Publicidade