Política

Clécio Luís anuncia repasse de recursos para o Programa de Mel

Macapá aderiu ao programa em abril de 2013, quando habilitou 64 equipes da ESF, 44 de Saúde Bucal e oito do Nasf



 

Em reunião na Associação dos Servidores Municipais, com profissionais de saúde e representantes de sindicatos da categoria, o prefeito Clécio Luís (Psol) anunciou repasse de pagamento do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), que beneficia equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e de Saúde Bucal (SB).

Durante o encontro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fez demonstração sobre processo de avaliação para o pagamento da gratificação e os critérios utilizados pelo Ministério da Saúde (MS). Macapá fez adesão ao programa em abril de 2013, habilitando 64 equipes da ESF, 44 de Saúde Bucal e oito do Nasf para serem avaliadas, processo que foi feito pelo MS em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap).

O Pprefeito falou sobre o empenho da equipe técnica municipal para garantir a bonificação aos profissionais, a transparência com que todo o processo foi feito e o compromisso da administração com o setor e os direitos dos servidores. Clécio também anunciou mais investimentos na saúde, a partir do percentual do PMAQ destinado à aquisição de equipamentos de trabalho e melhorias na infraestrutura das unidades e do empenho contra os efeitos da crise financeira que atinge as administrações municipais.

“Mensalmente, perdemos mais de um milhão de reais só de Fundo de Participação do Município, com a crise e seus efeitos graves. Mas a nossa forma de governar e enfrentar a crise é honrando salários dos servidores e promovendo melhorias nos setores. Conseguir pagar o PMAQ aos profissionais é mais um enorme avanço da nossa gestão”, destacou o Prefeito.

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Jó Pereira, reconheceu a iniciativa da prefeitura. “O pagamento do programa era uma luta da categoria, e a gestão está de parabéns por honrar o compromisso com os direitos do servidor”. Para a psicóloga e coordenadora da equipe que atingiu maior nota na avaliação do PMAQ, Isadora Canto, o repasse da gratificação representa o reconhecimento do profissional pelo trabalho prestado à comunidade. “Nossa equipe está referenciada na unidade do Infraero II. Atuamos na zona norte com atendimentos às famílias e grupos nas comunidades. A gratificação é mais um estímulo para nós, servidores”.

A enfermeira Ana Maria Carneiro também faz parte de uma das equipes contempladas com o repasse do PMAQ, atua na Unidade Básica São Pedro e acredita que o bônus deve melhorar ainda mais o desempenho e atendimento prestado na atenção básica. “Isso nos motiva ainda mais, porque é isso que o servidor quer, ser reconhecido por seu trabalho e por sua dedicação no atendimento à população. A prefeitura está de parabéns pela iniciativa”.

Resultados da avaliação
Das 64 equipes da Estratégia Saúde da Família, 63 foram avaliadas. Dessas, nove foram consideradas como acima da média, 51 como medianas ou abaixo da média, duas insatisfatórias e uma equipe excluída. Das 8 equipes do Nasf, 6 foram avaliadas, sendo que 4 classificadas como acima da média, uma como muito acima da média e uma equipe como mediana ou abaixo da média. Das 44 equipes de Saúde Bucal, somente 37 foram avaliadas. Dessas, 14 equipes foram excluídas, duas consideradas insatisfatórias e 21 equipes avaliadas como medianas ou abaixo da média.

Não foram contempladas as equipes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), que no momento existiam no município. Atualmente essas equipes foram transformadas em equipes da Estratégia Saúde da Família, estando aptas a contratualização quando forem abertas as pactuações.


Deixe seu comentário


Publicidade