Política

Clécio mostra que Caravana Federativa se soma ao bom momento político do Amapá

Governador apresentou pontos positivos nesta ocasião em que o Brasil vive uma reconciliação entre o governo da União e os estados


 

Douglas Lima
Editor

 

“É um momento político especial e muito importante. Ter a União diretamente conversando com a gente vai acelerar as negociações e os programas que estão sendo implantados”. A expressão é do governador Clécio Luís, pronunciada na manhã desta quinta-feira, 2, antes da cerimônia de abertura da Caravana Federativa, no Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha.

 

 

O governador destacou que a Caravana Federativa, que chega ao Amapá na nona versão, é uma demonstração de que o Brasil vive uma reconciliação, depois de um período em que a União não conversava com os estados. “É o governo federal em peso com todos os seus ministérios e órgãos gestores. Até mesmo o cidadão que precisa de alguma coisa do serviço federal, é atendido”, reforçou Clécio.

 

 

A importância que o Amapá vem tendo no contexto nacional, contando com uma bancada parlamentar, segundo ele, forte, um ministro de estado, líder do governo federal no Congresso e o senador Davi Alcolumbre, presidente da CCJ, faz com que o estado tenha conseguido a posição da unidade federativa que mais tem empregado gente, o status de primeiro do ranking nacional com empresas de potencial de crescimento

 

O governador Clécio Luís informou que em 2023 o estado do Amapá captou oitocentos milhões de reais, quantia que agora em 2024 entra no orçamento para ser usada na execução de projetos a serem discutidos e aprovados. Ele ainda revelou que só no ano passado o Basa financiou 103 milhões de reais, através do FNO, importância já injetada na economia local.

 

 

Também levado pelo bom ambiente político, disse o gestor, o Amapá tem trazido grandes eventos, incrementado o turismo e alcançado visibilidade. Neste ano, o estado participará da COP 29, no Azerbaijão, para adquirir mais experiência e poder melhor se preparar par participar, como subsede, da COP30, marcada para Belém do Pará.

 

 

A Expofeira, Central do Marabaixo e réveillon são eventos apontados pelo governador como muito importantes, e ainda por acontecer, a criação do Parque Arqueológico do Solstício e a restauração do Museu Joaquim Caetano, bem como a restauração da Base Aérea de Amapá, essa ainda em negociação com os Estados Unidos. Clécio também informou que mais dois voos devem ser acrescentados na rota Macapá-Belém.

 

 

A Caravana Federativa, na essência, promove contato direto com ministérios, autarquias, bancos e diversas empresas públicas. Até sexta-feira, 3, serão ofertados atendimentos, acesso a informações sobre programas e serviços essenciais, e cooperação entre os entes federativos. A ação itinerante atenderá secretários estaduais e municipais e prefeitos para melhorar os serviços oferecidos em cada município, promovendo a integração e o aperfeiçoamento do pacto federativo.

 


Deixe seu comentário


Publicidade